Responsável: Prof. Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira
Nível: Mestrado
Créditos: 03
Ementa: A Ciência dos Dados e a pesquisa empírica; Introdução ao programa R e RStudio; Programação no RStudio; Integração do RStudio; Estatística Descritiva Completa; Testes; Introdução à Econometria.
Responsável: Profa. Dra.Carina Elisei de Oliveira/Prof. Dr. Michel Angelo Constantino de Oliveira/Prof. Dr. Heitor Miraglia Herrera/Prof. Dr. Denilson de Oliveira Guilherme/ Dr. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho
Nível: Mestrado / Doutorado
Créditos: 03
Ementa: A disciplina visa criar integração das linhas de pesquisa do programa de Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária (PPGCASA).
Através de um olhar sistêmico acerca da proposta do programa multidisciplinar, a disciplina é construída por vários professores que integraram as áreas de gestão do agronegócio, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade na saúde e sustentabilidade produtiva, estratégicas para o PPGCASA.
A disciplina será ministrada por quatro professores e integrará quatro diferentes sistemas de análise:
1. Análise Sistêmica do Agronegócio;
2. Análise Sistêmica da Sustentabilidade na Saúde/Produção;
3. Análise Sistêmica da Influência da Biodiversidade nos Processos de Saúde e Doenças;
4. Análise Sistêmica da Sustentabilidade Ambiental;
5. Análise Sistêmica do Processo Produtivo Sustentável.
Responsável: Prof. Dr. Denilson de Oliveira Guilherme
Nível: Mestrado
Créditos: 03
Ementa: -Conhecimento científico, as diversas formas e atividades envolvidas.
-Aspectos éticos da pesquisa com seres humanos e animais;
-O problema da neutralidade do conhecimento científico;
-Produção do conhecimento, delineamentos quantitativos e qualitativos;
-Uso de fluxogramas e mapeamentos na elaboração de pesquisas e resultados finais;
-Etapas na produção do conhecimento, por exemplo: estudo do estado da arte; delimitação do problema e objetivos da pesquisa, metodologias de coleta e processamento de dados;
-Estrutura final da divulgação dos resultados.
Responsável: Profa. Dra. Gisele Braziliano de Andrade/Prof. Dr. Heitor Miraglia Herrera
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: A disciplina de Seminários A é voltada para pós graduandos que já possuem seus projetos de dissertação ou tese com os tópicos introdução, objetivos (geral e específicos), revisão bibliográfica e metodologia prontos. Esse projeto será apresentado para uma banca composta por um convidado externo (com grau superior ao do pós graduando), um dos professores ministrantes da disciplina e um pós-graduando que esteja cursando a disciplina e que é escolhido pelo método de sorteio. O pós graduando tem seu trabalho avaliado quanto a parte oral e escrita do projeto de acordo com uma ficha de avaliação. A entrega prévia do projeto de tese é pré-requisito para seminário A. os pós-graduandos são solicitados a entregarem seus manuscritos com 15 dias de antecedência à data da apresentação, para convite aos professores/pesquisadores externos e avaliação em tempo hábil.
Ementa: A parasitologia animal será abordada com um enfoque biológico, médico e ecológico. Ao final do curso o aluno poderá ter um melhor entendimento a cerca do fenômeno parasitismo e suas implicações a saúde dos animais de produção.
Responsável: Prof. Dr. Heitor Miraglia Herrera / Prof. Dr. Filipe Martins Santos
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: A importância do delineamento experimental no desenvolvimento da ecologia; Hipóteses científicas e filosofia Popperiana; Construção de modelos nulos, observações independentes, pseudo-repetições e estatística inferencial; Introdução a modelos lineares e modelos multivariados
Responsável: Profa. Dra. Gisele Braziliano de Andrade
Nível: Mestrado/Doutorado
Créditos: 02
Ementa: As diferenças entre os princípios e conceitos da ética, moral, ética ambiental e bioética; conceitos e relações entre ética, ambiente e sociedade. Os primórdios, os debates e a complexidade da relação sociedade, natureza, meio ambiente e cidadania. A busca de um novo sistema ético: da visão antropocêntrica à ecológica profunda. A perspectiva da ética ambiental sobre os conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Ambiental. Implicações éticas do Relatório Brundtland: os pilares da sustentabilidade. Intervenções genéticas. Bioética das diversas ecologias: biopolítica e Sustentabilidade. Pesquisas com seres vivos e a legislação nacional e internacional.
Ementa: Base genética do melhoramento de espécies florestais. Sistema reprodutivo de espécies arbóreas: alógamas, autógamas e de sistema reprodutivo misto. Métodos de melhoramento de espécies florestais. Clonagem de genótipos superiores. Melhoramento genético de espécies arbóreas e os desafios da sustentabilidade. Técnicas básicas e especializadas aplicadas ao melhoramento florestal. Estratégias de programas de melhoramento genético; zonas de melhoramento; estabilidade e adaptabilidade de materiais genéticos; Maximização de ganhos genéticos com seleção.