Mestrado e Doutorado

Mestrado e Doutorado em Educação

  • HISTÓRICO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – MESTRADO E DOUTORADO

    O Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB), em 2024, completou 30 anos de funcionamento, a contar do ingresso de sua primeira turma de mestrado.

    O Programa, com o apoio da administração superior da UCDB, por meio da Reitoria e da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, consolidou-se no cenário estadual, regional e nacional, estando em processo de internacionalização. O Programa está articulado com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI/UCDB, 2023-2028), que aponta pesquisa nos programas como prioridade, como se pode ver na diretriz: “Estimular a pesquisa consoante com as áreas e linhas de pesquisa dos seus programas de pós-graduação, bem como estabelecer metas e indicadores para mensurar e avaliar os programas stricto sensu periodicamente, além daqueles estabelecidos pela CAPES” (PDI/UCDB, p. 30).

    Na época do início do Programa, a abertura de um curso de mestrado não dependia de aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O Programa iniciava suas atividades e, em seguida, passava por um processo de avaliação. Assim sendo, o Programa foi recomendado pela CAPES/MEC em maio de 2002, mas todos os 80 mestrandos que defenderam suas dissertações antes do Processo de Recomendação tiveram seus diplomas reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação e Ministério da Educação.

    O Programa, a partir de seu reconhecimento, passa a ter uma preocupação com a inserção nacional. Então, em 2003, foi aprovado como Sócio Institucional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação (ANPEd), adquirindo legitimidade para participar e votar, de maneira qualificada, nos Fóruns de Coordenadores de Programas, em âmbito nacional e regional. No final do triênio 2001-2003, o Programa obteve a nota quatro, o que evidencia que as ações implementadas estavam se desenvolvendo na perspectiva de sua consolidação.

     Dessa forma, o Programa colocava-se ao lado de outros programas mais antigos na área e de universidades mais reconhecidas do ponto de vista acadêmico. Já no triênio seguinte (2004-2006), o Programa obteve a nota cinco. Demonstrando uma trajetória bem-sucedida, criavam-se expectativas quanto à implantação do doutorado, cuja proposta foi enviada e aprovada em 2009, iniciando-se a primeira turma em 2010.

    Atualmente, o Programa está avaliado com nota cinco e está intensificando sua internacionalização. Destacam-se as relações cooperativas com a Universidade de Manitoba (Winnipeg, Canadá), a Nazareth College (Nova York, EUA), a Universidade do Minho (Braga, Portugal) a Universidade de Salamanca (Salamanca, Espanha), a Universidade  da Madeira (Madeira, Portugal), Universidade de Salta (Salta, Argentina), University of Cape Town (Cabo, África do Sul) no  desenvolvimento de projetos educacionais colaborativos, intercâmbio de corpo docente e discente para ensino e pesquisa. Salienta-se também a realização de doutorado sanduíche de alunos do PPGE/UCDB, com bolsa PDSE/CAPES, nas seguintes universidades: Universidade do Minho/Portugal, Universidad Autónoma Metropolitana/México, Universidade de Salamanca/Espanha, Universidade de Manitoba (Canadá), Universidade de Alcalá (Espanha).

    O PPGE/UCDB também tem recebido, todo ano, alunos para a realização de Estágio de Pós-Doutoramento, com ou sem bolsa, o que também evidencia a qualidade do Programa. Há, ainda, um esforço permanente para a vinda de professores estrangeiros ao PPGE/UCDB, ministrando minicursos e palestras ou participando em bancas e outras atividades. Nesse sentido, ressalta-se a presença dos seguintes professores: Prof.ª Dra.  Erla Mariela Morales Morgado (Universidade de Salamanca), Prof. Dr. José Marin Gonzales (RUIC, Suíça), Prof.ª. Dra. Clea Schmidt (Universidade de Manitoba), Prof. Dr. Francisco José Garcia (Universidade de La Rioja - Madri / Espanha), Prof. Dr. David Robinson (Truman University, EUA), Prof. Dr. Thomas R. Eimer (Radbould University, Nijmegen, Holanda), Prof.ª. Dra. Margaret Ann Griesse (Universidade de Washington), Prof. Dr. José Augusto Pacheco (Universidade do Minho), Prof. Dr. Héctor Muñoz Cruz (Universidad Autónoma Metropolitana, México) e ProfessorDr. Jorge Alarcon Leiva (Universidad de Talca, Chile), Drª. Natália Fernandes (UMINHO/Portugal), Drª. Luciana França Souza (UMINHO/Portugal), Dr. Dickson Ng’Ambi (University of Cape Town/África do Sul), Dr. José Paulo Brazão (Universidade da Madeira/Portugal), Bruno de Oliveira Jayme (Universidade de Manitoba/Canadá), Drª Elisa Martina de los Ángeles Sulca (Universidade de Salta/Argentina), Dr. Eladio Sebastián Heredero (Universidade de Alcalá /Espanha).

    Por fim, registra-se que, até o final de 2024, o Programa já titulou 420 mestres e 97 doutores. Esses mestres e doutores atuam em diferentes contextos, com destaque para as comunidades indígenas e movimentos sociais, a educação básica e a educação superior (na graduação e na pós-graduação stricto sensu), em atividades de ensino, pesquisa, inovação, extensão e gestão, tanto em instituições públicas quanto privadas, em órgãos oficiais (municipais e estaduais) ou nas suas comunidades de origem, como é o caso dos inúmeros mestres indígenas titulados pelo Programa.
  •  PÚBLICO ALVO

           Mestrado: Graduados interessados em desenvolver pesquisas na área de educação.

           Doutorado: Mestres interessados em desenvolver pesquisas na área de educação.

  •  OBJETIVO

           O Programa de Pós-Graduação em Educação tem por objetivos:

          I - formar docentes/pesquisadores qualificados para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e                  assessoria na área da Educação.

         II – desenvolver atividade de pesquisa, com vistas à produção, inovação e difusão de conhecimentos              no campo da Educação, focalizando:

      a) a problemática da educação como processo social que ocorre tanto na escola quanto em outros espaços, nos quais se articulam aspectos políticos, históricos, culturais, sociais, econômicos e didático-pedagógicos;

         b) a constituição sócio-histórica das políticas educacionais e sua materialização nos sistemas de ensino e unidades escolares;

        c) a constituição do espaço escolar, suas formas de gestão e a formação dos professores no contexto das políticas educacionais;

         d) a identidade da docência nos aspectos relacionados à profissionalidade, aos saberes e à formação;

       e) o processo de ensino e aprendizagem praticado na escola e suas relações com a formação profissional do docente;

        f) os estudos sobre a diversidade cultural e formação de professores no contexto das relações entre  educação, cultura, multiculturalismo e interculturalidade, tendo como referência, entre outras realidades marcadas pela diferença, a realidade das comunidades indígenas e afrodescendentes, a educação popular e os movimentos sociais.

           III – conferir o título de mestre e doutor em Educação

  •  PARCERIAS

            

  ........................................................................................................................................................

 

Conheça o Mestrado e Doutorado em Educação:

Download