Produções Docentes mais Relevantes (Quadriênio 2021-2024)

*NASCIMENTO, A. C.. No encontro com indígenas, o caminho para a descolonização!. Revista de Educação Pública, v. 33, p. 281-293, 2024.

*SORATTO, M. ; NASCIMENTO, A. C. ; VIEIRA, C. M. N. . CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA UMA PESQUISA DECOLONIAL - PENSAR ?DESDE? E ?COM? OS POVOS GUARANI E KAIOWÁ. Epaço Amerindio, v. 18, p. 120-135, 2024.

*SORATTO, M. ; NASCIMENTO, A. C. . SABERES GUARANI E KAIOWÁ: UMA ANÁLISE ENTRE OS CONHECIMENTOS OCIDENTAIS E TRADICIONAIS. SÉRIE-ESTUDOS, v. 27, p. 409-435, 2022.

*NASCIMENTO, A. C.; VIEIRA, C. M. N. ; URQUIZA, A. H. A. . Indígenas na universidade: possibilidades de construção de uma pedagogia intercultural. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 42, p. 1-13, 2024.

*DE SOUZA E SILVA, ARIADNE CELINNE ; SILVA, CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E . Migrações internacionais, direitos humanos e cidadania. SÉRIE-ESTUDOS, v. 29, p. 287-305, 2024.

*SOUZA e SILVA, Celeida M. C. deSOUZA E SILVA, Ariadne C. . A Convenção Sobre os Direitos da Criança e o Direito à Educação no Brasil. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 46, p. 1-23, 2021.

* QUEIROS, E. S. ; SILVA, CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E ; SILVA, Ariadne Celinne de Souza e . Políticas Educacionais para os estudantes migrantes internsaionais da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (2017-2022).. ESPAÇO PLURAL (MARECHAL CÂNDIDO RONDON. ONLINE), v. 1, p. 1-30, 2022.

*OLIVEIRA, O. V. ; SILVA, CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E . A emergência de estudos de política curricular e o potencial de sua base teórico-metodológica. ROTEIRO, v. 46, p. e23191, 2021.

 *SALVAGO, B. M. ; PANIAGO, M. C. L. . Processos interativos em cursos de graduação a distância: algumas concepções dos docentes. REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS), v. 15, p. 01-15, 2021.

*ARGUELHO, MIRIAM BRUM ; Paniago, Maria Cristina Lima . Narrativas sobre uma formação docente com/para as tecnologias: implicações nas práticas dos professores. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 43, p. e49068-09, 2021. Citações:1.

*ASTUDILLO, M. V. ; MORGADO, E. M. M. ; ROBLES, E. M. ; MACIEL, Cristino ; PANIAGO, M. C. L. . Educación Remota Emergencial: satisfacción y competencias de los profesores. EDUCAÇÃO E REALIDADE, v. 47, p. 01-24, 2022.

*Paniago, Maria Cristina Lima; VÁSQUEZ ASTUDILLO, MARIO REINALDO ; MORALES MORGADO, ERLA MARIELA ; MACIEL, CRISTIANO ; MORALES ROBLES, ELVA . Trabajo docente remoto en tiempos de pandemia. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL, v. 25, p. e023046-18, 2023.

*FRANCELINO, J. C. ; REBOLO, Flavinês . Reflexões acerca das pesquisas denominadas estado do conhecimento.. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, v. 9, p. 1-14, 2022.

*REBOLO, Flavinês; URT, SÔNIA DA CUNHA . Saúde e adoecimento de professores universitários: uma revisão integrativa de teses e dissertações produzidas no Brasil. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 47, p. 1-27, 2022.

 *JESUS, D. L. N. ; REBOLO, Flavinês . Tecnologias educacionais como recursos didáticos: aprendizados a partir da remotividade do ensino superior brasileiro. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 17, p. 1-18, 2023.

*JESUS, D. L. N. ; REBOLO, Flavinês . Estresse e Tecnoestresse Docente: Os Efeitos do Ensino Remoto Emergencial em Professores Universitários Brasileiros.. REVISTA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SUPERIOR, v. 10, p. 1/ e024040-18, 2024.

*NASCIMENTO, E. C. M. ; MEDEIROS, H. Q. . Justiça climática: como as mudanças do clima vem afetando a vida da etnia Terena do Município de Aquidauana -MS. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 14, p. 145-163, 2024.

*NASCIMENTO, E. C. M. ; MEDEIROS, H. Q. . A dança das mulheres e o artesanato Terena como referência para uma Educação Ambiental Decolonial. REVISTA ELETRÔNICA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 38, n. 2, p. 330-350, 2021.

*SOUSA, F. C. D. L. ; SENRA, R. E. F. ; MEDEIROS, H. Q. . A REALIDADE DOS/AS JOVENS DO ASSENTAMENTO EGÍDIO BRUNETTO/MST/MT PARA TEREM ACESSO À EDUCAÇÃO ESCOLAR. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 13, p. 31-52, 2022.

*MEDEIROS, H. Q.; RAMIRES, L. C. . Contribuição dos saberes Kaiowá e Guarani da Reserva Indígena Te?yikue em Mato Grosso do Sul para a Educação Ambiental e Justiça Climática. AMBIENTE & EDUCAÇÃO: REVISTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, v. 27, p. 1-21, 2022.

*BACKES, JOSÉ LICÍNIO. Sujeitos não hegemônicos na Pós-Graduação no Brasil e em Portugal: indígenas, angolanos, moçambicanos e timorenses. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 17, p. 1-18, 2022. Citações:1

*SILVA, C. A. N. E. ; BACKES, J. L. . Currículo, diferença e educação infantil: as crianças negras são importantes. Teias (Rio de Janeiro), v. 24, p. 42-53, 2023.

*QUEIROZ, S. F. J. ; BACKES, J. L. . AAPROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR INDÍGENAS TERENA: INSTRUMENTO DE LUTA E RESISTÊNCIA. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE), v. 49, p. 433-449, 2024.

*BACKES, JOSÉ LICÍNIO; PAVAN, RUTH ; FETZNER, ANDRÉA ROSANA . Paulo Freire e os estudos culturais: pistas para convergências possíveis. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 16, p. 1-16, 2021. Citações:1

*MACHADO, E. M. A. ; BROSTOLIN, M. R. . Processos formativos e o aprender a ser coordenador pedagógico na Educação Infantil. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA, v. 24, p. 791-804, 2024.

*BROSTOLIN, Marta Regina; SOUZA, TANIA MARIA FILIU DE . A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PONTOS E CONTRAPONTOS DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 43, p. 52-62, 2023.

*MORAES, C. D. ; BROSTOLIN, M. R. . Educação Infantil e Educação Física na perspectiva indisciplinar:(im)possibilidades. ACTA SCIENTIARUM. EDUCATION (ONLINE), v. 43, p. 1-11, 2021. Citações:1

*BIGARELLA, NADIA; CARVALHO, J.A.B . O estradar da gestão democrática. REVISTA EDUCAÇÃO E FRONTEIRAS ON-LINE, v. 14, p. 220-420, 2024.

*BIGARELLA, NADIA; MELIM, A. P. G. . Right to early childhood education: legal, collective and individual protection. SÉRIE-ESTUDOS, p. 155-171, 2022.

*ALVES, A. G. R. ; BIGARELLA, NADIA . Políticas para a gestão da Educação Básica em Mato Grosso do Sul: ressignificando velhos conceitos. PRÁXIS EDUCATIVA (IMPRESSO), v. 19, p. 1-12, 2024. Citações:1

*BIGARELLA, NADIA; PANIAGO, M. C. L. . Política nacional de educação digital: implicações para a formação docente. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 28, p. 1-14, 2024.

*SCAFF, ELISANGELA ALVES DA SILVA ; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de . Monitoramento e avaliação dos planos municipais de educação: coordenação federativa e poder local. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 34, p. 1-22, 2023.

*OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de. Movimentos do Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul: da elaboração ao monitoramento e avaliação. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS, v. 18, p. 1-14, 2024.

*OLIVEIRA, REGINA TEREZA CESTARISCAFF, E. A. S. . Os Conselhos e os Fóruns de Educação nas Relações Intergovernamentais: políticas e planejamento educacional. PRÁXIS EDUCATIVA (UEPG. ONLINE), v. 19, p. 1-16, 2024.

*PERBONI, FABIO ; OLIVEIRA, Regina Tereza Cestari de . Hibridismo na gestão escolar. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 59, p. 1-26, 2021.

*LIMA, E. F. ; PAVAN, R. . Buraco na parede: A docência masculina nos anos iniciais do Ensino Fundamental. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 15, p. 1-14, 2021.

*TEDESCHI, S. L. ; PAVAN, R. . Insurgências docentes no currículo e a produção do pensamento da diferença. EDUCAR EM REVISTA, v. 38, p. 1-16, 2022. Citações:1

*PAVAN, R.TEDESCHI, S. L. . Para além dos silêncios curriculares da colonialidade: o ressoar de currículos decoloniais. REVISTA E-CURRICULUM (PUCSP), v. 22, p. 1-21, 2024.

*COELHO, E. G. ; PAVAN, R. . A formação do professor-pesquisador na Licenciatura em Ciências ? Biologia e Química: a percepção de professores e licenciandos. Educação e Cultura Contemporânea, v. 19, p. 229-253, 2022.

*COELHO, E. G. ; PAVAN, R. . A formação do professor-pesquisador na Licenciatura em Ciências ? Biologia e Química: a percepção de professores e licenciandos. Educação e Cultura Contemporânea, v. 19, p. 229-253, 2022.

 *BROSTOLIN, M. R.. A criança e o direito de participação: desafios para a Educação Infantil. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), v. 61, p. 1-21, 2023.

*VIEIRA, C. M. N.; ABREU, A. J. . A pedagogia guarani nas percepções dos professores guarani e kaiowá do Mato Grosso do Sul. Revista de Educação Pública, v. 30, p. 1-20, 2021.