Acadêmicos da Engenharia Sanitária e Ambiental apresentarão trabalho nos Estados Unidos

11/11/2013 - 8:00 - Graduação

Fonte: Maria Caroline Palieraqui

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

As acadêmicas do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Católica Dom Bosco, Ariadne Barros Andrino e Priscila de Morais Lima, tiveram seu trabalho aceito em nível internacional. A pesquisa, intitulada "Solid Waste in Quilombola Communities: a Case Study in Two Communities in Brazil", será apresentada na Filadélfia (Estados Unidos), entre os dias 30 de março e 2 de abril do ano que vem. O docente e coordenador do curso de ESA, Me. Fernando Jorge Corrêa Magalhães Filho, também foi um dos autores da pesquisa.

“É interessante que nossas atividades de pesquisa estejam em eventos de excelente qualidade”, comentou o coordenador. A pesquisa, que é consequência do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) das acadêmicas, surgiu da necessidade que as comunidades quilombolas possuem. Desta forma, foi feito um estudo sobre as condições atuais de saneamento — em especial, resíduos sólidos — de duas comunidades quilombolas, uma urbana e outra rural (para comparação), com isso, foram propostas alternativas para o manejo desses resíduos.

A pesquisa tem o intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade através da melhoria na destinação do lixo. “A experiência de ter algo aceito em nível internacional está sendo incrível, porque ainda estamos no processo de avaliação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e ter essa aprovação nos deu uma sensação de dever cumprido, nos dando a certeza de que valeu a pena todo o esforço. Além do reconhecimento e satisfação pessoal”, afirmou a acadêmica Prscila.

Notícias


04/06/2025 - 07:10 - Graduação

UCDB promove evento Propaganda na Prática com foco na integração entre academia e mercado

Atividade conta com alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda



03/06/2025 - 12:38 - UCDB

S-Inova UCDB abre inscrições para seleção de empresas para pré e incubação

Prazo vai até 12 de agosto e deve ser feito pela internet