02/10/2018 - 7:00 - Graduação
Fonte: Michele Moraes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
“Exclusão social” foi tema de palestra promovida, nesta segunda-feira (1º), para os acadêmicos do 4º semestre de Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Jornalismo) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Na data, a assistente social Zuleika da Silva Gonçalves abordou o assunto com os alunos.
Na sala B005 do bloco B no campus Tamandaré, Zuleika trouxe um parecer histórico que esclareceu o porquê da exclusão, além de explicar o que caracteriza determinadas populações enquanto minorias: “Minoria não por conta de números, mas em relação à segregação dos direitos civis, políticos e sociais”.
A assistente social também falou sobre o que permeia os programas assistencialistas e o motivo pelo qual as pessoas atendidas, geralmente, não conseguem sair do ciclo da pobreza. De acordo com Zuleika, isto pode estar atrelado a fatores como falta de oportunidades, vivência e a crença intrínseca na própria pessoa de não merece melhorar de situação financeira por conta do histórico familiar que possui.
“Nós percebemos que a mídia tem um papel primordial na opinião pública e como esses acadêmicos irão tornar-se comunicadores no futuro, eles precisam ter um olhar diferente em relação à essas pessoas. Até que ponto eles possuem um preconceito quando referem-se a pobreza? Ou julgam quem recebe um benefício do governo? É algo que tem que ser trabalhado, pois quando se julga, não se consegue ajudar”, comentou Zuleika.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
Inscrição deve ser feita pela internet