25/07/2025 - 12:04 - Graduação
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Monalissa de Melo Stradiotto, coordenadora do curso de Zootecnia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a professora Natália da Silva Heimbach e mais dois acadêmicos, um sendo de Zootecnia e outro de Agronomia, estão participando de 13 a 25 de julho de um intercâmbio de estudos Beef Camp, na Universidade do Missouri, na cidade Columbia, no estado do Missouri, nos Estados Unidos.
“Está sendo uma experiência muito bacana a participação. É uma imersão na universidade de Missouri sobre a pecuária, também sobre gestão”, explica a professora Monalissa Stradiotto.
Entre os temas abordados curso intensivo estão aspectos práticos da gestão de operações comerciais, uso do seguro de proteção contra riscos de gado, práticas de manutenção de registros em operações, suplementos e manejo nutricional de rebanhos, cadeia de suprimentos de carne bovina dos EUA, manejo de pastejo em operações comerciais, uso de sistema de inteligência artificial para tomar decisões proativas em programas de manejo de forragem, entre outros temas.
O acadêmico do 8º semestre de Zootecnia, Bruno de Pauli, conta que é uma experiência excepcional. “Estamos conhecendo culturas e pessoas diferentes, tecnologias e métodos de produção de carne, reprodução e manejo do gado. Vejo como o Brasil está muito a frente na aplicação das tecnologias, se comparado aos Estados Unidos, pois eles possuem a tecnologia, mas não conseguem colocá-las em prática, já que a maioria são pequenos produtores”, ressaltou.
Para a acadêmica do 6º semestre de Agronomia, Renata Medeiros, está sendo uma experiência interessante, já que o pai é pecuarista. “Ótima experiência para conhecer melhor como é o por trás, aspectos mais científicos e técnicos, bem como para meu desenvolvimento pessoal de estar convivendo com um grupo tão diverso e com perfil de pessoas que já trabalham na área”, explica.
Ela reforçou ainda o que mais lhe chamou a atenção foram as diferenças do perfil do produtor de carne nos Estados Unidos e no Brasil, visto que nos EUA os produtores tendem a serem mais velhos e tem a pecuária como atividade econômica secundária”, finaliza.
Curso foi oferecido pela Cruz Vermelha Filial Mato Grosso do Sul
Evento foi realizado de 19 a 21 de junho, no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande
Prazo termina na próxima quinta-feira (26/06)