Estudantes da UCDB lançam foguetes de dois estágios como preparação para a Olimpíada Brasileira

03/06/2025 - 7:21 - Graduação

Fonte: Franciely Valensuela, sob a supervisão de Silvia Tada

Lançamento de foguetes envolveu os primeiros anos das Engenharias

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Alunos do primeiro semestre dos cursos de Engenharia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizaram o lançamento de foguetes de garrafa pet com dois estágios, como preparação para a participação na Mostra Brasileira de Foguetes (OBAFOG), organizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). A atividade aconteceu no último sábado (31 de maio), em um dos campos de futebol da Universidade.

Neste ano, alunos dos turnos matutino e noturno das Engenharias participaram da atividade, que propõe desafios práticos e multidisciplinares. Segundo o professor Hilton Júnior, do curso de Engenharia Civil, a OBAFOG estimula os alunos a construir e lançar foguetes com o objetivo de alcançar a maior distância possível. “Os foguetes geralmente são feitos de garrafa pet e utilizam como combustível bicarbonato de sódio e vinagre. Os de dois estágios, que usaremos neste ano, são mais complexos e eficientes, pois cada estágio tem seu próprio motor. O primeiro é descartado após seu uso, reduzindo o peso e permitindo que o segundo continue o voo com mais alcance”, explicou.

Além da prática científica, o projeto desenvolve habilidades sociais e emocionais. “Eles aprendem conceitos como aerodinâmica, propulsão e trajetórias, além de trabalho em equipe, resiliência e planejamento”, destaca o professor.

Os estudantes relatam entusiasmo com a experiência. Hugo Henrique acadêmico do 1º semestre de Engenharia Civil, do grupo “Rocket Rangers”, ressaltou a importância dos vídeos de apoio e da colaboração em equipe. “Foi surpreendente ver como as instituições se mobilizam para essa olimpíada. O mais desafiador foi trabalhar nos cálculos para entender o alcance e a altura do foguete”, disse. Para ele, a palavra que define a experiência é “inovação”.

Daniel Ferraz Duarte Espósito, do 1º semestre de Engenharia Mecânica, destacou a dificuldade na construção da base, mas celebrou o sucesso do lançamento. “Nunca tive nenhuma aula de física que saísse da sala de aula assim. Foi uma experiência única.”

Já Pedro Moreira Hildebrand, do 1º semestre de Engenharia da Computação, definiu a atividade como “inacreditável”. “É surpreendente ver algo feito com materiais simples alcançar tanta potência e altitude. Essa prática está me ajudando a entender melhor os cálculos da sala de aula.”

A realização do evento fortalece a proposta da UCDB de unir teoria e prática desde os primeiros períodos da graduação, incentivando a criatividade e o protagonismo estudantil em projetos de impacto.

 

Clique na foto principal e navegue pela galeria de fotos

Notícias


15/12/2025 - 11:13 - Pesquisa

Inscrições abertas para o Programa de Verão UCDB 2026

Evento gratuito é voltado para estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas


10/12/2025 - 11:00 - Esporte

UCDB é a nova patrocinadora do Operário

Parceria garante estrutura de treinos, academia, e benefícios à comunidade acadêmica


09/12/2025 - 08:12 - UCDB

Acadêmicos têm até 11 de janeiro para solicitar passe estudantil na primeira remessa

Entrega dos cartões está prevista para o início de fevereiro