19/09/2018 - 7:00 - Graduação
Fonte: Michele Moraes e Marina Romualdo
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
O minicurso "MS Project 2016 - Software de Gestão Microsoft" e a palestra "Vaso de Pressão", ministrada por Roni Amaral, abrem, nesta quarta-feira (19), a partir das 7h30, o segundo dia da II Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas realizada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).
As atividades serão no anfiteatro do bloco C do campus Tamandaré e a programação ainda inclui outros três minicursos e quatro palestras, além de uma feira, organizada no piso térreo, composta por vários estantes, que permanece aberta para o público até às 19h. (Confira os detalhes das ações previstas por meio da página do evento, basta clicar aqui.)
Primeiro dia de evento
Com o intuito de proporcionar a troca de experiências entre os acadêmicos e profissionais da área, a II Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas teve início ontem (18) e trouxe para os participantes mais quatro palestras e cinco minicursos. Na data, o tema que abriu o evento, “Engenharia aplicada na adequação de máquinas à NR12”, foi ministrado pelo engenheiro mecânico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Jeancarlos Lucietto.
Segundo o profissional, a norma regulamentadora NR12 define medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores em atividades que utilizem máquinas e equipamentos e, por isso, é necessário que as empresas adequem-se a exigência. Durante a palestra, Jeancarlos citou as principais causas dos acidentes ocorridos em instituições por falta do cumprimento da legislação e esclareceu também como uma empresa deve adequar-se a norma.
Já no período noturno, a semana trouxe a palestra “Inovação e Empreendedorismo em Engenharia – Oportunidades para o Brasil do futuro” ministrada pelo professor Dr. Maurício Pazini Brandão que atualmente é conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SP) e docente titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Maurício expôs cenários da política e poder, além da atuação dos engenheiros em meio a este contexto. Além disso, relatou a forte presença do empreendedorismo na área: “A minha geração de engenheiros, foi educada para trabalhar para alguém, já os que estão se formando agora, acabam sendo educados para serem independentes e se possível gerar seus próprios negócios. Portanto, a temática da educação moderna é a inovação, o empreendedorismo, o que é bem diferente do que foi me ensinado”.
De acordo com a acadêmica do 6º semestre de Engenharia Mecânica, Eduarda Olinda de Lima Lopes, uma das organizadoras do evento, a proposta da semana é motivar os alunos e, principalmente, integrá-los com o mercado de trabalho. “Acho importante ter um evento assim, para instigar os alunos a continuarem o curso e dar aquela guinada que todo mundo precisa de vez em quando e, além disso é necessário para que eles tenham uma visão do que fazerem depois que saírem da universidade”, pontuou.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
Atividade conta com alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda
Prazo vai até 12 de agosto e deve ser feito pela internet