18/03/2019 - 12:00 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Carine Ferrari e Mariana Pinheiro
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
A brucelose, uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella, foi o objeto de estudo da mestranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica Dom Bosco Jucelia dos Santos Silva. Com o tema “Detecção molecular e sorológica de Brucella em amostras biológicas de indivíduos com doenças articulares no estado de Mato Grosso do Sul e aspectos epidemiológicos da brucelose no Brasil”, a pesquisa foi desenvolvida sob orientação da professora Dra. Carina Elisei de Oliveira.
De acordo com Jucelia, uma das propostas do estudo foi investigar se havia a presença de anticorpos anti-Brucella em amostras de soro e sangue pertencentes a pacientes com doenças reumatológicas atendidos no Ambulatório do Serviço de Reumatologia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP- UFMS).
Com os resultados obtidos por meio da pesquisa, a mestranda pontuou que foi possível perceber uma alta prevalência de brucelose nas amostras estudadas e ressaltou que os dados chamam a atenção para a saúde pública, devido à grande morbidez que a doença causa e a escassez de informações sobre a prevalência de brucelose nos brasileiros. Outra vertente estudada por Jucelia, ao desenvolver o trabalho, foi a análise de dados do Ministério da Saúde a fim de identificar os fatores de risco da doença no Brasil.
Na última quinta-feira (14), a dissertação desenvolvida pela mestranda foi apresentada à banca. Participaram da avaliação do trabalho, junto com a orientadora, o coorientador Dr. Felipe Bisaggio Pereira, a professora da UCDB Dra. Alinne Castro e o docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Fernando Aguilar Lopes.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
Curso foi oferecido pela Cruz Vermelha Filial Mato Grosso do Sul
Evento foi realizado de 19 a 21 de junho, no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande
Prazo termina na próxima quinta-feira (26/06)