Desenvolvimento de fármacos e medicamentos a partir da Biodiversidade é tema de palestra na UCDB

24/09/2015 - 17:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Palestra acontece na UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, ontem (23), na sala D109 do bloco Biossaúde, a palestra “Desenvolvimento de fármacos e medicamentos a partir da Biodiversidade”, como parte da disciplina Seminários Avançados em Biotecnologia, ministrada pela Dra. Jislaine Guilhermino, da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

A palestrante é doutora em Gestão e Inovação Tecnológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tecnologista sênior na Fundação Oswaldo Cruz e atua na coordenação de pesquisa e desenvolvimento tecnológico de produtos de origem vegetal.

Segundo Jislaine, um medicamento pode surgir na química ou em outras áreas de estudo de fármacos. A Fiocruz trabalha com todas as áreas. “A ideia da abordagem da Fiocruz é conhecer todas as etapas de produção de um medicamento, pois as bases para a criação do mesmo pode surgir ora em uma área de estudo, ora em outra”, afirmou.

Sobre o contexto da indústria farmacêutica, Jislaine afirmou: “É um oligopólio diferenciado baseado na ciência. A ideia de produção da indústria farmacêutica é sempre a produção de novos fármacos e uma coisa muito importante para ela é a patente, pois com isso a empresa tira as outras da concorrência e fica livre para estabelecer seu próprio preço na nação”. E completou: “No Brasil, infelizmente, ainda não conseguimos alcançar esse tipo de desenvolvimento”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3768.

 

Notícias


22/10/2025 - 07:11 - Graduação

UCDB realiza 3ª edição do Dia de Campo da Fruticultura neste sábado

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet


21/10/2025 - 07:14 - Vestibular

UCDB abre inscrições para o Vestibular de Odontologia 2026 com bolsas de até 100%

Prova será presencial e gratuita, no dia 29 de novembro, às 14h