01/09/2017 - 13:00 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Bruna Meneghel
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
Durante a tarde de quinta-feira (31) o pesquisador Jacir Alfonso Zanatta defendeu no programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) a tese sobre “Sandor Ferenczi: O primeiro psicanalista”.
Ele buscou aprofundar conhecimentos sobre a psicanalise, com objetivo de comprovar que o primeiro psicanalista é o húngaro Sandor Ferenczi. Parte-se do pressuposto de que Freud é o pai da psicanálise, e Ferenczi foi o primeiro a fazer depois de Freud, o que Freud fez, ou seja, exercer suas experiências e conhecimento dentro de clínica para criar uma teoria.
“Durante este processo de criação ele levou a sensibilidade e o afeto para dentro da clínica, ao que tudo indica ajudou a criar a base do Instituto Psicanalista (IPA), foi o primeiro professor de uma Universidade criada na Hungria a levar conhecimentos sobre o assunto, são estes diversos fatores que incidem este pensamento”, destaca o professor Jacir Alfonso Zanatta.
Durante dois anos e meio o pesquisador Jacir Zanatta, em parceria com o orientador Dr. Márcio Luís Costa, desenvolveram a pesquisa. Para o desenvolver o tema foram lidas diversas obras do autor Ferenczi, e outros estudiosos. Para compor a mesa da banca estavam a professora Dra. Angela Elizabeth Lapa Coêlho (Unipê); professora Dra. Liliana Andolpho M. Guimarães (UCDB); professor Dr. Rodrigo Lopes Miranda (UCDB); e a professora Dra. Maria Tereza da Silveira Pereira (UFRJ), que não pode comparecer mas mandou seu parecer.
Texto sob revisão de Gilmar Hernandes.
Curso foi oferecido pela Cruz Vermelha Filial Mato Grosso do Sul
Evento foi realizado de 19 a 21 de junho, no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande
Prazo termina na próxima quinta-feira (26/06)