15/09/2025 - 7:08 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
Com o tema ‘Os lugares da infância nos contextos educativos - articulações entre a pedagogia da ternura e a pedagogia da autonomia’, a professora Natália Fernandes, da Universidade do Minho, em Braga (Portugal), ministrou palestra na sexta-feira (12), no auditório do bloco B da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A palestrante iniciou falando sobre a infância, o afeto e a educação no que implica em honrar os direitos das crianças, reconhecer as culturas e lidar com questões de acesso, participação, privilégio e marginalização. “Pensarmos de modo como pudemos criar espaços educativos, onde a equidade e a ética permitam que todas as crianças considerem que têm um espaço, que têm um lugar, que a escola também é um lugar seu”, destacou Natália.
Ela também reforçou a relação da pedagogia fundamentada na ternura é uma relação no diálogo, na palavra, que expressa proximidade, respeito e transparência.
No início do evento, o coordenador do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação da UCDB, professor José Licínio Backes, destacou a procura pelo Mestrado e Doutorado para se aprofundar no campo das políticas educacionais. “Um dos motivos de termos titulado tantos mestres e doutores da rede municipal de ensino deve-se ao fato de a Secretaria Municipal da Educação oferecer condições de trabalho para os seus docentes e valorizar a formação ao nível de mestrado e doutorado, previsto inclusive no plano de carreira e a remuneração do magistério público da Prefeitura Municipal de Campo Grande”.
“A gente fica muito feliz e entende que essa é uma estratégia muito assertiva que o governo federal, através da CAPES, vem estimulando bastante os programas. Também quero reconhecer a qualidade que desenvolvemos o programa aqui na Católica. Não é a toa que em todo processo seletivo a concorrência para entrar no programa de educação é alta”, destacou o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.
Nos dias 9 e 10, a professora ministrou na Católica o minicurso com o tema “Infância e pesquisa: processos de construção do conhecimento para além do adultismo’, para alunos do Programa de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da UCDB. Ontem (11), participou da banca qualificadora da doutoranda, Tuany Inoue Pontal Ramos, com a tese ‘A participação das crianças no cotidiano de um centro de educação infantil de MS’, sob a orientação da professora Dra. Marta Regina Brostolin.
Eucaristia ocorreu na Paróquia Universitária São João Bosco