18/03/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Carine Ferrari e Mariana Pinheiro
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
Por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o mestrando Valdenir de Souza desenvolveu a dissertação com o tema: “Formação de professores Guarani e Kaiowá: Práticas pedagógicas interculturais do curso normal médio intercultural indígena Ára Verá na perspectiva da V Turma 2015”.
Com a proposta de compreender o conceito de ensino diferenciado, específico e de qualidade na visão dos indígenas das etnias Guarani e Kaiowá, o mestrando abordou as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos formadores indígenas do curso Ára Verá V Turma. A ideia foi proporcionar uma discussão para direcionar a educação escolar indígena no âmbito da pesquisa e produção de conhecimento.
Ao desenvolver o estudo, o discente analisou documentos oficiais que descrevem a criação do curso, além de entrevistar egressos da primeira turma de 1999. A pesquisa veio para tornar histórico o processo de fundação do curso e identificar as lutas, os desafios e as conquistas para que o local se estabelecesse. Pelo que foi identificado por Valdenir, o espaço Ára Verá contribuiu com a formação de professores indígenas para os anos iniciais da educação infantil, como também se tornou um centro na produção de conhecimento das ciências indígenas.
Na última quinta-feira (14), a dissertação foi exposta por Valdenir à banca. Participaram da avaliação do trabalho a orientadora da pesquisa, Dra. Adir Casaro Nascimento, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Dr. José Licínio Backes, e o professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Dr. Levi Marques Pereira.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
Curso foi oferecido pela Cruz Vermelha Filial Mato Grosso do Sul
Evento foi realizado de 19 a 21 de junho, no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande
Prazo termina na próxima quinta-feira (26/06)