Ranking da Scholar GPS aponta professor da UCDB como o segundo mais relevante do mundo

10/04/2025 - 7:45 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Octávio Luiz Franco é professor da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O professor da Universidade Católica Dom Bosco, Dr. Octávio Luiz Franco, coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Bioinspir, da UCDB, está listado na segunda colocação nas pesquisas relacionadas à peptídeos antimicrobianos em todo o mundo. O ranking foi feito pela Scholar GPS, em 2024, e leva em consideração as publicações nos último cinco anos.

Octávio é o primeiro pesquisador 1A pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em Mato Grosso do Sul e destaca-se na área da biotecnologia e microbiologia. “Recebi com grande alegria esse resultado, que é fruto dos últimos 10 anos em que estamos trabalhando com o INCT, fortalecendo as parcerias internacionais, que resultam em uma equipe muito forte. Hoje, tenho ao meu lado uma das melhores equipes do mundo na área. Esse prêmio é um reflexo não só do meu trabalho, mas também da colaboração inequívoca e do esforço conjunto de todos. Embora esse levantamento contemple o meu nome, esse prêmio é da equipe toda”, afirmou.

Os peptídeos antimicrobianos são moléculas essenciais no combate a infecções, apresentando potencial no desenvolvimento de novos tratamentos para doenças causadas por bactérias resistentes a antibióticos. A liderança no ranking é da pesquisadora Suzana K. Straus, da University of British Columbia (Canadá).

A Scholar GPS realiza o levantamento com base no número de publicações, impacto (citações) e qualidade das pesquisas. “Essa classificação é possibilitada pela geração de mais de 30 milhões de perfis detalhados de acadêmicos (...) de mais de 200 milhões de publicações acadêmicas registradas, organizadas em mais de 350.000 especialidades distintas, 177 disciplinas e 14 áreas”, explica o site do ranking. Pela primeira vez, os Highly Ranked Scholars (acadêmicos altamente classificados, em tradução livre) foram identificados dentro de cada especialidade, disciplina, área e em todas as áreas. Estes elencados representam 0,05% dos pesquisadores do mundo.