Roda de conversa na UCDB aborda a acessibilidade e inclusão

31/03/2025 - 8:58 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Roda de conversa realizada pelo Mestrado em Desenvolvimento Local

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

A manhã de sábado (29) foi de aprendizado e partilha para alunos do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco, com a realização da roda de conversa “Acessibilidade — O lugar de fala”. Quatro convidados — Adriano Gianotto, Nicole Ferreira de Souza Vital, Mirella Ballatore e Michele Dibo Nacer Hindo compartilharam suas histórias de vida e falaram sobre as dificuldades e avanços sociais quanto à inclusão e preconceito.

Um dos idealizadores do evento foi o servidor público e intérprete de Libras Claudio Vasques, que é mestrando em Desenvolvimento Local. “A ideia é sensibilização quanto a acessibilidade. A proposta surgiu dentro do Programa em Desenvolvimento Local para uma prática integrativa. A proposta era eu e a minha colega Edna conversarmos sobre acessibilidade. Só que como no desenvolvimento local a ideia do lugar de falar é muito caro para nós, então dilatamos a proposta e convidamos essas pessoas maravilhosas para que exporem todas as suas dificuldades e também suas conquistas e para a gente trocar as experiências. Isso é uma forma de visibilidade”, ponderou o mestrando.

A atividade faz parte da disciplina Economia Solidária, do professor Dr. Heitor Romero Marques. “Obrigada pela presença de todos vocês, aprendizes, familiares, profissionais que atual com pessoas com deficiência. Eu estou aqui para aprender como todos vocês”, afirmou o docente.

Primeiro mestre e doutor surdo de Mato Grosso do Sul, Adriano falou da alegria de estar na UCDB. “Eu me considero filho da casa, a UCDB é uma referência pra mim. É muito importante falar sobre o protagonismo da pessoa com deficiência. Se a gente não está aqui e não assume nosso protagonismo, a gente nunca vai conseguir uma sociedade igualitária. Pelo fato de aqui ser um espaço de conhecimento, é importante que a academia leve esses assuntos para a sociedade”, afirmou. O UCDB Play acompanhou o pioneirismo de Gianotto, em 2016.

Nicole Vital, acadêmica de Direito da UCDB, é cega e compartilhou os desafios de ingressar no ensino superior. A estudante tem a companhia inseparável de Olinda, a primeiro cão-guia a atuar em MS. A história das duas você pode conferir na última edição do UCDB Play, lançada na semana passada.