19/02/2025 - 16:22 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
Pesquisadores do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Local — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) lançaram, na tarde de ontem (18), o site do Observatório da Rota Bioceânica - ObservaRota que pretende ser um espaço colaborativo para que todos os integrantes da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana (UniRila) possam contribuir com artigos, documentos, notícias e registros em geral sobre a Rota Bioceânica. O lançamento ocorreu no 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceánico, na Comissão de Academia e Educação que reuniu representantes de universidades brasileiras, do Chile, do Paraguai e da Argentina.
“Nesta plataforma de engajamento pretendemos disponibilizar o maior número de informações possíveis sobre o tema. Hoje, a maior parte do conteúdo sobre a rota está disperso. Estamos agrupando em um só lugar tudo que está relacionado às pesquisas. Já inserimos alguns documentos, livros, vídeos, registros de eventos, notícias, revistas científicas e, ao longo desse semestre, vamos disponibilizar o mecanismo de busca para acessar todo o conteúdo do repositório de dados do Observatório”, explicou o doutorando em Desenvolvimento Local Emerson Augusto Miotto Corazza.
Essa iniciativa faz parte da tese de doutoramento de Corazza, que vem desenvolvendo a plataforma em conjunto com Hanae Shiota, Marcos Vilhanueva, outros doutorandos, mestrandos, alunos de iniciação científica e pesquisadores externos, sob a orientação da Profa. Dra. Arlinda Cantero Dorsa.
A mesa-redonda com a temática academia e educação aconteceu ontem como uma das ações do Seminário Internacional da Rota Bioceânica, de 18 a 20 de fevereiro, que incluiu palestras de renomados especialistas sobre temas como infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento regional. Painéis de discussão abordaram as oportunidades e desafios da integração sul-americana, com a participação de representantes de governos e organizações internacionais.
Já o 6º Foro de los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico reúne governadores e prefeitos para discutir políticas públicas e estratégias de cooperação. Os participantes debateram a importância da governança colaborativa para o sucesso da Rota Bioceânica e apresentaram propostas para fortalecer a integração regional.
UniRila
Há dez anos iniciou-se uma articulação entre pesquisadores dos quatro países diretamente atingidos pelo Corredor Bioceânico e uma das integrantes mais ativas tem sido a professora doutora Arlinda Cantero Dorsa, representando a UCDB nas discussões.
“Hoje temos quatorze universidades latino-americanas envolvidas, com a possibilidade de novas adesões a partir da Assembleia da UniRila e sairemos deste evento com uma proposta concreta voltada a vários olhares, como a mobilidade entre universidades, as publicações científicas, a integração institucional e a questão social. São muitos assuntos que podemos trabalhar pensando no desenvolvimento das regiões por onde a Rota já tem transformado”, detalhou Arlinda.
A UCDB sediou, na tarde do dia 17, o pré-fórum — evento preparatório com a participação dos pesquisadores líderes das pesquisas realizadas em Mato Grosso do Sul e demais regiões internacionais envolvidas na rota de integração. O evento teve a presença dos Pró-Reitores Taner Douglas Bitencourt (Administração) e Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação).
A Profa. Dra. Arlinda, em nome da UCDB, detalhou a equipe de pesquisa — liderada por ela e pelo coordenador do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local, Michel Constantino e composta por dez docentes, sete doutorandos, doze mestrandos e vinte e seis acadêmicos de iniciação científica.
Para 2025, a docente adiantou quais os projetos estão sendo desenvolvidos, como o lançamento do Dossiê IV dentro da Revista Interações, a publicação do volume 2 do livro do Grupo de Pesquisa “Observatório Interdisciplinar de Desenvolvimento Local” e do volume 4 do livro UniRila.
Votação é on-line e deve ser feita somente até às 23h59 desta sexta-feira (14)
Prova é gratuita e on-line