UCDB, Sesi e Superintendência do Trabalho firmam parceria para incluir pessoas com deficiência nas indústrias de MS

13/08/2025 - 16:19 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ass. Imprensa UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Uma iniciativa inédita em Mato Grosso do Sul pretende impulsionar a inclusão de pessoas com deficiência (PcD) na sociedade e no mercado de trabalho. O Ministério do Trabalho, por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-MS), firmou um termo de cooperação técnica com o Serviço Social da Indústria (SESI) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), unindo esforços para promover formação teórica e prática voltada à estudantes e empresas.

O projeto tem como base a cartilha “Desenvolvimento de Competências para Gestão da Diversidade”. O guia focado em Pessoas com Deficiência, dará origem a um curso de microcertificação na modalidade EAD, voltado a alunos do ensino básico da rede SESI e colaboradores da indústria sul-mato-grossense.

O conteúdo foi desenvolvido pela professora Dra. Eveli Vasconcelos, coordenadora do Laboratório de Processos Psicossociais , Saúde, Organizações e Trabalho (Lappisot), numa proposta realizada junto a acadêmicos e Mestrandos do Programa de Pós Graduação de Psicologia UCDB . “Acreditamos na ciência como ferramenta de impacto real. Ver nosso conteúdo se transformando em formação acessível e útil para a indústria é um passo importante para tornar o ambiente laboral mais justo, inclusivo e respeitoso”, afirmou a professora.

De acordo com o superintendente regional do Trabalho, Alexandre Cantero, a proposta representa mais do que uma ação institucional, é um passo concreto na construção de ambientes laborais mais justos e produtivos. “Nossa missão é provocar uma mudança de cultura nas organizações, reconhecendo que a diversidade fortalece as relações e amplia a produtividade. Esta parceria nos ajuda a romper barreiras históricas com base no conhecimento, na prática e na valorização de cada indivíduo”, afirmou.

Os participantes do curso receberão microcertificação disponibilizada em uma plataforma educacional do SESI. “Ao transformar esse conteúdo em microcertificação, levamos o tema da inclusão para dentro das salas de aula e para as indústrias. Estamos preparando gestores e trabalhadores para lidar com a diversidade com empatia, preparo técnico e sensibilidade”, destacou o superintendente do SESI, Régis Borges.

A proposta ainda prevê a possibilidade de aproveitamento acadêmico da formação em cursos superiores e sua apresentação em eventos nacionais e internacionais. A expectativa é de que a microcertificação comece a ser ofertada ainda este ano.

 

Com informações da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego

Notícias




10/07/2025 - 10:31 - Cultura

Museu é uma opção cultural para as férias de julho

Atendimento vai de terça a sábado; durante todo o mês de julho todos pagam meia entrada