30/03/2023 - 10:26 - Pesquisa
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa
Um dos resultados de pesquisas em visão computacional e inteligência artificial que vêm sendo desenvolvidas há 7 anos pelo grupo Inovisão da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o dispositivo automatizado para contagem de alevinos está em exposição na I Jornada de Pesquisa e Tecnologia promovida pelo Bioparque Pantanal, em alusão ao primeiro ano de existência.
A pesquisa conta com outros dois parceiros, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul e o Projeto Pacu, que já registraram a patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). Juntamente com o grupo Inovisão buscam solucionar um problema real, enfrentado por quem atua no ramo da aquicultura, a contagem baseada em visão computacional que permite a contagem automática dos alevinos na hora da venda, pois era feita de forma manual.
O estudo, que já foi tema de dissertação e tese, continua sendo aprimorada por acadêmicos da graduação. “Estamos atualizando o código do dispositivo que estava na versão do python 2 para a 3. Também estou começando a aprender inteligência artificial para melhorar o desempenho do código usando segmentação semântica e rastreamento de objetos, além de pesquisar sobre identificar a massa de cada alevino”, destacou o pesquisador da iniciação científica, Pedro Eduardo Fonseca Sampaio, o acadêmico do 5º semestre do curso Engenharia de Computação da Católica.
Palestra
E nesta sexta-feira (31/3), às 16h15, o líder da pesquisa do grupo Inovisão, professor Hemerson Pistori, vai ministrar a palestra “Visão computacional aplicada a pecuária”, no auditório do Bioparque Pantanal, dentro da programação da I Jornada de Pesquisa e Tecnologia.
O grupo Inovisão foi criado em 2004 na Católica com o objetivo principal de realizar a integração de pesquisa, desenvolvimento e inovação para contribuir com o desenvolvimento do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de projetos de visão computacional voltados para aplicações no agronegócio.
Cadastro deve ser feito pela internet
Inscrição deve ser feita pela internet