Propp premia melhores projetos de iniciação científica com bolsas de mestrado

02/04/2025 - 8:28 - Pesquisa

Fonte: Silvia Tada

Lótus e Matheus durante a apresentação de seus planos de trabalho

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa

 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e o Pibic Jr. da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizaram o encerramento do ciclo 2023/2024 com a premiação dos melhores planos de pesquisa em suas respectivas áreas. A acadêmica de Psicologia Lótus Vieira Dias e o acadêmico de Publicidade e Propaganda Matheus Fernandes de Campos ganharam bolsas de mestrado da Instituição.

Lótus, que concluiu a graduação no fim de 2024, foi orientada pela professora Dra. Anita Guazzelli Bernardes e venceu na categoria Ciências Humanas com o trabalho “O processo transsexualizador e as vidas trans”. A psicóloga contou sobre sua pesquisa: “Meu plano de Pibic já vinha sendo desenvolvido há dois ciclos, quando ingressei no programa. Era um plano muito teórico e, nas discussões, sabíamos que a LGBTfogia é crime, que os direitos são assegurados constitucionalmente (direito à saúde, à liberdade, ao ir e vir), mas por que na prática essa população é tão violentada? Existe um descompasso aí. Sou uma mulher trans e, vivenciando a política pública no Ambulatório Trans da UFMS, pude conhecer essa política pública de saúde na prática. Então, em meu estudo, primeiro fizemos a revisão bibliográfica, depois focamos na saúde integral da população LGBTQIAPN+ e aí eu me debruço em cima do ambulatório trans como paciente e como pesquisadora. Fui fazendo esse relato de campo sobre como é a política, como ela deveria ser, com olhar de pensar como podemos construir juntos essa política pública mais acessível, mais democrática”, relembrou. “O Pibic ajudou na minha formação de infinitas maneiras, principalmente abrindo meus olhos para outras formas de pensar, outras formas de encarar a realidade. Ali, é um momento de você como protagonista, em que todas as suas certezas, tudo aquilo que você achou que funcionava de determinada maneira, às vezes não é”.

Já Matheus foi orientado por Thiago Muller e, juntos, desenvolveram a pesquisa: “Podcast Dr. Neura: Estudo sobre os impactos de um produto de streaming para divulgação de eventos científicos”. “Minha jornada na universidade foi, sem dúvida, construída pela incrível experiência que tive na iniciação científica. Ainda é estranho pensar que aquele projeto que eu comecei com tanto nervosismo e insegurança seria reconhecido como o trabalho mais inovador da universidade. Esse foi um dos momentos mais marcantes da minha vida acadêmica, tanto pela coroação deste trabalho que tive o prazer de produzir quanto pelo reconhecimento da necessidade de comunicação da ciência. Durante meus ciclos de Pibic, tive a oportunidade de entrar no mundo da pesquisa, algo completamente novo para mim. Eu passei incontáveis horas pesquisando, realizando testes, organizando dados e tentando fazer sentido de tudo. Mas o melhor de tudo foi perceber como a ciência não é algo distante ou reservado apenas para laboratórios, ela está no nosso dia a dia, influenciando nossas decisões, estratégias e, no meu caso, fornecendo informações importantíssimas para criar campanhas publicitárias”, relatou o aluno. “Sou extremamente grato aos meus orientadores, Thiago Muller, Carina Elisei e Octávio Luiz Franco, por me possibilitar viver a ciência na prática e produzir o melhor trabalho que eu poderia. Agora, quero usar minha formação para unir ciência e criatividade, criar conexões que aproximem as pessoas desse universo incrível. Se tem algo que eu aprendi nessa jornada, é que a ciência não é só sobre descoberta, é sobre conectar, transformar e inspirar pessoas”.

O Pibic premiou, ainda, outros três acadêmicos com certificados: Suélene da Silva Casanova (Medicina Veterinária), Leonardo Rabero Lescano (Engenharia de Computação) e Isabella Nether Schardong (Direito). Pelo Pibiti, a premiada com certificado foi Rosa Maria Machado Negri (Biomedicina).

Oito planos desenvolvidos por alunos do ensino médio participantes do Pibic Jr. se destacaram no ciclo passado. Os estudantes premiados com certificados foram: Maria Rita de Souza Carchedi, Anna Luiza Grimm Baggott Ayres, Manuela Pereira da Silva Peletto, Henrique Pinto Gomes, o trio Isabella Costa de Souza, Amanda Wassouf Pacheco e Jennifer Galindo Botelho e, ainda, as duplas Agnes Escobar de Souza e Guilherme Giovane Ribeiro de Moraes; Laura Batista Soares Scaramal e Murilo da Costa Justino; e Nicole Rebeca Caçador Garcia e Ana Beatriz de Oliveira Flavio.