13/01/2026 - 12:17 - Pesquisa
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Pesquisa
Resultado preliminar divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) demonstra que Mato Grosso do Sul ganhou o primeiro programa Stricto Sensu nota máxima (7): o Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (PPGDL/UCDB). A notícia veio acompanhada de outros excelentes resultados, com o upgrade dos programas em Biotecnologia e em Educação para nota 6, indicando o fortalecimento e o reconhecimento da pesquisa científica produzida na Católica de MS.
“A UCDB celebra, com grande orgulho, os resultados preliminares da Avaliação Quadrienal da CAPES (2021–2024), que refletem de forma inequívoca a solidez, a maturidade acadêmica e o compromisso institucional com a excelência na pós-graduação stricto sensu. Dos cinco Programas de Pós-Graduação da UCDB, três obtiveram elevação de conceito, com destaque para o PPG em Biotecnologia e o PPG em Educação, que avançaram do conceito 5 para o conceito 6, e, de forma ainda mais expressiva, para o PPG em Desenvolvimento Local, que alcançou o conceito máximo, passando de 5 para 7. Com esse resultado, três dos cinco PPGs da Universidade passam a ser reconhecidos como programas de excelência em âmbito nacional”, explicou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação. Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.
Na avaliação de Cristiano, o desempenho assume relevância ainda maior ao considerar que, até a última avaliação quadrienal, apenas dois programas no Estado de Mato Grosso do Sul eram classificados como de excelência, todos com conceito 6. “A UCDB, portanto, contribui de maneira decisiva para o fortalecimento do sistema de pós-graduação do Estado e para a projeção nacional da produção científica e da formação avançada realizada em Mato Grosso do Sul”.
O docente fez questão de reconhecer o esforço da comunidade educativa para os excelentes conceitos: “Esses resultados são fruto do trabalho coletivo e consistente de docentes, discentes, técnicos administrativos, coordenações de programas e instâncias de gestão acadêmica que, com dedicação, planejamento e compromisso com a qualidade, vêm consolidando projetos acadêmicos robustos, internacionalizados e socialmente relevantes. A todos e todas que contribuíram para essa trajetória, nosso sincero reconhecimento e agradecimento. Seguimos firmes no propósito de fortalecer a pesquisa, a formação de alto nível e o impacto social da pós-graduação da UCDB, honrando nossa missão institucional e reafirmando nosso compromisso com a excelência acadêmica”.
Desenvolvimento Local
Com caráter interdisciplinar, o programa em Desenvolvimento Local teve início com o Mestrado, em 1998, e fortaleceu-se com o Doutorado, a partir de 2016. São duas linhas de atuação: Cultura, identidade e diversidade na dinâmica territorial e Políticas públicas e dinâmicas de inovação em desenvolvimento territorial. A continuidade da participação dos egressos nos grupos de pesquisa e a conexão com as demandas sociais e de mercado foram pontos destacados pela comissão que avaliou com nota máxima o programa.
“Ao analisar o Relatório do Coleta 2024, verifica-se algumas especificidades do programa, como a indicação de mais de um docente para ministrar disciplinas, com intuito de que os estudantes possam obter diferentes visões e conhecimentos ao longo da mesma, caracterizando a interdisciplinaridade”, ressaltaram os avaliadores. A infraestrutura foi citada como diferencial, com uma ala do bloco D dedicada ao programa e sete laboratórios (Laboratório Inovisão, Laboratório de práticas do agronegócio, Laboratório de Saneamento e Qualidade da Água, Estação de Tratamento de Esgoto, Laboratório de Geoprocessamento, DATALab e Laboratório de informática).
O corpo docente permanente do PPGDL é formado por 12 professores, sendo seis deles atuantes na Linha 1 e seis na Linha 2. Três docentes são bolsistas de produtividade ou desenvolvimento tecnológico do CNPq. O programa possui forte correlação entre os projetos de pesquisa e seu nível regional, nacional e internacional com colaborações em projetos com instituições de ensino superior e organizações no Mato Grosso do Sul, em diferentes estados brasileiros e em outros países como por exemplo: Equador, Argentina, Paraguai, Chile, Alemanha e EUA.
“O conceito 7 é fruto da dedicação ao longo dos anos, com uma dedicação muito forte dos professores — cerca de 60% deles estão conosco desde o início do programa. O apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e de toda a instituição também fazem a diferença. A inovação que estamos fazendo com as políticas públicas do Estado é outro ponto de destaque, além da questão da rota bioceânica, já que a UCDB integra a rede de universidades [UniRila]. Então, esperávamos subir para a nota 6, mas tivemos a grata surpresa de tirarmos a nota máxima, 7, demonstrando excelência. Não me recordo de algum outro programa que tenha passado do 5 para o 7, então a vitória é ainda maior”, avaliou o coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da UCDB, Dr. Michel Angelo Constantino.
Nota 6
A avaliação da Capes trouxe outros dois resultados de destaque: os programas em Biotecnologia e em Educação subiram de 5 para 6.
Superior à média dos programas na área, o Mestrado e Doutorado em Biotecnologia apresentou excelentes indicadores de produtividade qualitativa e quantitativa. De acordo com os avaliadores, cada uma de suas linhas de pesquisa está direcionada para áreas estratégicas que abrangem desde a bioeconomia até o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o setor agropecuário e de saúde. Como destaque, está a aprovação e execução do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Bioinspir, que envolve um consórcio de mais de 25 instituições, além de parcerias com startups e indústrias.
“Estas iniciativas do Programa refletem a qualidade científica e tecnológica dos docentes, o que tem sido confirmado pelos indicadores da área de Biotecnologia, atestando o desempenho dos docentes como muito bom. A integração com as demandas do mercado e o foco em bioeconomia, inovação tecnológica e sustentabilidade tornam o programa relevante para a região e para as necessidades nacionais e internacionais. O PPGBiotec/UCDB evidencia elevado grau de maturidade institucional e forte impacto social, econômico e cultural. O empreendedorismo tecnológico é evidenciado pela elevada produção tecnológica com participação discente, posicionando o Programa acima da média da área, sendo qualificado como muito bom”, descreveu a comissão avaliadora no relatório final.
O programa mais tradicional da UCDB, em Educação, existe desde 1994, com o Mestrado; o Doutorado foi aprovado em 2010. Em todos esses anos, o PPGE/UCDB é referência na área, organizando-se a partir da Área de Concentração Educação e nas seguintes linhas de pesquisa: Política, Gestão e História da Educação; Práticas Pedagógicas e suas Relações com a Formação Docente; Diversidade Cultural e Educação Indígena.
Na atual avaliação quadrienal (2021-2024), destacou-se por significativos avanços que evidenciam a excelência do programa e obteve conceito expressivo nos quesitos avaliados (proposta, formação e impactos na sociedade), apresentando uma produção intelectual relevante e de qualidade, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, em âmbito nacional e internacional. Uma das ações inovadoras avaliadas positivamente foi a inserção social do Programa, sobretudo na formação profissional de educadores em consonância com seus objetivos e missão. “A diversidade do perfil discente — incluindo indígenas, negros, LGBTQ+ e professores de escolas públicas e de instituições de ensino superior — tem impactado positivamente a produção intelectual do Programa, ampliando as temáticas abordadas e contribuindo para a transformação do ambiente acadêmico e científico”, citaram os avaliadores.
A UCDB conta, ainda, com mais dois programas de pós-graduação Stricto Sensu: Psicologia e Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, ambos com nota 4, demonstrando nível de excelência.
Evento gratuito é voltado para estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas
Parceria garante estrutura de treinos, academia, e benefícios à comunidade acadêmica
Entrega dos cartões está prevista para o início de fevereiro