Acadêmicos de Engenharia da UCDB são bicampeões e vice em campeonato nacional

12/10/2009 - 0:00 - UCDB

Fonte:

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Na 7ª Competição Brasileira de Robótica, que este ano aconteceu na Universidade de Brasília (UnB), no Distrito Federal, entre os dias 20 e 23 de setembro, acadêmicos dos cursos de EngenhariaMecatrônica e Engenharia de Computaçãoda Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) formados em duas equipes conseguiram os títulos de campeão e vice-campeão.

 

A equipe Murphy já é veterana em competições —emcinco anos de experiências, sempre esteve entre os três primeiros colocados. Atualmente,a equipe é formada pelo acadêmico Alonso de Almeida Simões, Danillo Sousa Farias, Leandro Riedner e Erick Pfeiffer,que é ex-acadêmico da Católica ecursa mestrado na USP. Neste ano, competiram na categoria livre.

 

Alonso e Danillo contam que a competição durou quatro dias, mas o cansaço não deixou abalar as estratégias que tinham em mente. “Na competição não pode só bagunçar.Pode aproveitar para interagir com as pessoas, mas também tem que estar atento a todas as estratégias e formas de fazer com que o robô ande na hora e execute as tarefas corretamente, num tempo de cinco minutos”. Assim, a Murphy fez com que a disputa ficasse acirrada entre eles e a equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), também sempre entre os primeiros colocados. O resultado foi que os acadêmicos da UCDB se tornaram bicampeões nacionais.

 

Na equipe Scrat, acadêmicos do 4° e 6° semestres enfrentaram pela primeira vez a rivalidade de uma competição. Por nunca terem participado de campeonatos locais ou nacionais, enfrentaram algumas dificuldades, mas ainda assimforam vice-campeões. Na categoria Standard Educational Kits (SEK), ou a popular categoria “LEGO”, a equipe teve de montar dois robôs— um construtor e outro de resgate. Jeandro revela que o maior desafio para a Scrat foi durante o percurso, em que as linhas azuis presentes nos blocos oscilavam e atrapalhavam o sensor do robô. Mesmo assim, comdiferença mínima de pontos, a equipe da UCDB garantiu a posição, ficando o primeiro lugar para a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

 

Na homenagem feita aos bicampeões e vice, na última sexta-feira (2), no anfiteatro do bloco B da UCDB, a equipe Scrat, assim como a Murphy, apresentou um vídeo mostrando como era feito o campeonato. Quando perguntados sobre os critérios de avaliação, a Scrat explica que foram realizadas oito rodadas, com intervalo de duas horas, sendo válida a melhor pontuação.

 

A Scrat é formada pelos alunos Flavio Henrique Rodrigues de Souza, Eduardo Bedin, Jeandro da Costa Dias, Thiago da Costa Santos Paz e Luiz Gabriel Rodrigues Dopp. Asduas equipes agora se preparam para o campeonato latino-americano, que acontecerá no final deste mês, na cidade Valparaíso, no Chile. A busca no momento é por patrocínios.

 

Informações sobre as competições e curso pelo telefone 3312-3418.