Acadêmicos indígenas participam de reuniões em Brasília

25/08/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Laurianne Machado

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Os acadêmicos indígenas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Marcelo Ribeiro Coelho e Luiz Henrique Eloy participaram nos dias 22 e 23 de agosto de uma série de reuniões no Ministério da Educação (MEC) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília, junto com a comissão formada por representantes da Católica, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O grupo conta com apoio do Rede de Saberes.

Os acadêmicos entregaram um documento com reivindicações, elaborado no V Encontro de Acadêmicos Indígenas de MS, realizado no dia 15, na UCDB. No documento, pedem o aumento no número de pesquisadores indígenas, a elaboração de um programa de bolsas para indígenas, o lançamento de editais voltados para a ampliação e fortalecimento de ações de extensão durante os cursos e que apoiem jovens da educação básica para que, permanecendo na escola, ingressem nas universidades já com experiência em pesquisa.

O principal incentivo é o de lutarem por um programa que ofereça suporte acadêmico, como tutoria e orientação dos alunos por professores devidamente capacitados, já que se destacam pelo crescente número de indígenas nas universidades de Mato Grosso do Sul. Atualmente, são cerca de 700 estudantes.

Mais informações podem ser encontradas pelo telefone 3312-3590.