Acupuntaura é declarada patrimônio Imaterial da Humanidade

04/04/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte:

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A acupuntura, técnica que foi descoberta na China há 5 mil anos, agora é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A decisão foi proferida em novembro do ano passado durante a V Sessão realizada na capital do Quênia, Nairóbi, pelo comitê Intergovernamental da Unesco, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) voltado para a educação, ciência e cultura. No Brasil, essa prática começou a ser difundida na década de 60, e, cerca de vinte anos mais tarde, chegou ao estado de Mato Grosso do Sul.

Para o psicólogo acupunturista Paulo Guimarães Diaz, a acupuntura, em um futuro breve, será umas das técnicas mais usadas na população, porque é barata e possui grande efeito de bem- estar.

"Apesar de as grandes indústrias serem contrárias, acredito que humanidade irá recorrer dela, por apresentar zero de efeito colateral, e com bons resultados", enfatiza. Segundo ele, os benefícios da acupuntura já foram provados em mais de trezentos tipos de patologia. "Podemos dizer que ela também serve para trazer o equilíbrio ao paciente", acrescenta.

Intersecção - No Brasil, o trabalho da Psicologia aliado à Acupuntura vem sendo fiscalizada pela Sociedade Brasileira de Psicologia e Acupuntura (Sobrapa), que integra o Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira (Fenpb). E o reconhecimento da prática pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) ocorreu por meio da Resolução nº 05/2002.
 
"A acupuntura e a psicologia são intrínsecas, no sentido da intervenção e na ajuda ao sofrimento psíquico ou distúrbios psicológicos propriamente ditos, segundo a Classificação Brasileira de Ocupação do Ministério do Trabalho e Emprego (CBO/MTE) e a concepção da própria acupuntura", explica Paulo.

Ele também destaca que o psicólogo que tiver interesse na técnica da acupuntura como recurso complementar no trabalho da psicologia, deve observar os padrões éticos da profissão, garantindo a segurança e o bem-estar da pessoa atendida. Além disso, é necessário buscar uma especialização na área, como o curso de formação na Associação Brasileira de Acupuntura (ABA) ou na Sobrapa.

"O psicólogo poderá recorrer à técnica da acupuntura, desde que ele possa comprovar a sua formação em curso específico de acordo com seu código de ética profissional", orienta.

Fonte: CRP/MS

Notícias



14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial


09/04/2025 - 09:05 - UCDB

UCDB PLAY: Católica já iniciou atendimentos de orientação e preenchimento da declaração do imposto de renda

Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio