12/08/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Silvia Tada e Laurianne Machado
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu duas escolas, ontem, pelo projeto Dia de Campus, totalizando 94 alunos dos ensinos fundamental e médio.
Pela manhã, 50 alunos da Escola Municipal Francisco Meireles, de Dourados, estiveram na Instituição, acompanhados de quatro professores e da coordenadora pedagógica. A escola está localizada ao lado de uma aldeia indígena e, entre os estudantes, há integrantes das etnias guarani, terena e kaiowá.
O grupo passou pelo Biotério, Biblioteca Pe. Félix Zavattaro e Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi). No período da tarde, seguiram para o Museu das Culturas Dom Bosco (MCDB), no Parque das Nações Indígenas da Capital.
De acordo com o professor Osvaldo Soares da Silva, a visita vinha sendo planejada há bastante tempo. “Porém, conseguimos confirmar somente esta semana. Todos estavam na expectativa. Sou professor de artes e temos, ainda, os de história, inglês e português. Todos vamos utilizar o conhecimento adquirido na viagem nas aulas”, destacou.
A professora Simone de Godoy Santana Santos ressaltou que a visita à UCDB também serve como estímulo para que os alunos cursem uma faculdade. “Lutamos muito para que eles não parem os estudos. Visitar uma universidade pode fazer com que se interessem em fazer a graduação”.
O aluno Geniel Porto foi escalado como cinegrafista da turma. Toda a visita foi documentada e será utilizada no jornal da escola. “Estamos preparando a segunda edição do jornal. A primeira fez muito sucesso, passamos o vídeo para a escola toda e foi aprovado”.
Dia de Campus
Os alunos do ensino médio, da Escola Estadual Carlos Henrique Schrader, aprovaram o dia que passaram conhecendo a Católica. A opinião foi unânime e a professora Dalila, que dá aula de Física, aprovou a iniciativa da AFA. “O contato com os cursos tira as dúvidas dos alunos e mostra em que área em que o profissional pode trabalhar”.
A aluna Larissa Alves Corrêa, de 17 anos, cursa o terceiro ano do Ensino Médio e disse que antes de participar do dia de campus estava em dúvida sobre qual graduação escolher. “Eu não sabia que área preferia. Agora, decidi que quero Comunicação Social. A estrutura oferecida aos acadêmicos de comunicação é impressionante”.
Ruth Pavan e José Licínio Backes apresentam pesquisas financiadas pelo CNPq