Artigo: Publicitários de Jesus

06/02/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pe. Pedro Pereira Borges

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

O evangelho deste domingo é tirado de Mateus 5,13-16. Nele, Jesus diz: “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo!Brilhe a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas ações e glorifiquem o Pai que está nos céus!”.

Quando ouvimos uma mensagem, não podemos distorcer o sentido das palavras. Tomando o evangelho de hoje como referência, podemos dizer que Jesus acerta diretamente no alvo. Diferentemente de nós, Ele sabe mesmo aquilo que quer dizer.

E nós, quando recebemos uma mensagem, sabemos transmiti-la para os outros? Em outras palavras, “será que nós seríamos publicitários habilitados do Senhor?”.

A mensagem de Jesus precisa golpear os corações. Precisa abrir suas portas para aí deixar o seu sinal. Jesus sabia o que fazer. E nós, como faríamos a publicidade sobre Jesus? Não precisamos fazer coisas espetaculares, dar um show de imagens ou escrever frases de efeito. A nossa fé não pode ser propagada como se fosse um produto que deve ser consumido. É verdade. Não existe exceção. O que propor?

No jogo de futebol, se o atacante não for esperto, o defensor lhe rouba a bola. Na realidade da nossa vida espiritual, Jesus entra em campo e me desloca. É aí que percebemos que Ele quer algo de nós.

“Vós sois o sal da terra”, isto é, vós sois a minha publicidade, quer queirais ou não. É importante que prestemos atenção, porque Jesus não disse: “vós deveis ser ou sereis”, mas diz: “Vós sois!”. Jesus é corajoso e mostra uma audácia incrível. Ele acredita que eu possa ser sal da terra? Nós podemos dizer que existem pessoas melhores do que nós. Aliás, geralmente quando alguém afirma algo, nós procuramos logo saber se é verdade. Exercemos, assim, o direito ao benefício da dúvida. No entanto, diante deste evangelho, infelizmente não posso mudar aquilo que a Palavra de Jesus está me comunicando.

Na verdade, Jesus está querendo nos dizer: “Quando você respondeu ao chamado nas margens do lago de Tiberíades, quando escutou as bem-aventuranças e começou a mudar sua vida por causa de mim, caro amigo, você se tornou sal. Começou a dar sabor a tudo que está ao seu lado. Mas se você perder o sabor, se você diluir o caminho da felicidade que são as bem-aventuranças, se pensar em viver uma vida sem mim, então você se tornará sem sabor”.

“Vós sois a luz do mundo”, isto é, Jesus acredita que nós somos a luz da sua campanha publicitária. E quando Deus pensa em uma campanha publicitária sobre Ele mesmo, está pensando em você, em mim, em nós. A luz não é algo que nos foi simplesmente dado. A luz somos nós mesmos. Devemos ficar orgulhosos por isso? Devemos sair por aí e, com a nossa soberba, pavonear que temos a luz de Deus dentro de nós? Seria o maior engano da nossa parte. É preciso entender bem o que Jesus está dizendo.

Não precisamos fazer muita coisa. Não é possível esconder dos outros que nós somos discípulos de Jesus, assim como ninguém consegue esconder uma cidade que foi edificada sobre uma montanha.

O que Jesus está fazendo é nos chamar a nos tornar aquilo que já somos: “luz do mundo”. Isso devido a uma luz que está dentro de nós.

Quando dentro de nós habita uma fé acesa, então começamos a iluminar, começamos a existir e damos vida a quem está ao nosso lado. Portanto, não precisamos de uma luz estratosférica, não precisamos esperar que a nossa fé seja grandessíssima e perfeitíssima, precisamos, sim, é aprender que basta uma pequena luz para vencer a escuridão.

Uma pequena luz pode romper a escuridão da existência. Não tenhamos medo: por mais que a nossa fé seja simples ou cheia de defeitos e de faltas, se for vivida na confiança em Deus já fará de nós uma luz para quem se aproxima de nós.

Com a sua vida, você é sal da terra e luz do mundo. Com o olhar, você é luz em uma casa, em um escritório, no ônibus, no estádio. Somos luz quando temos uma maneira de viver simples, mas gentil, calma e paciente, apaixonada, mas discreta.

Você isto: sal da terra e luz do mundo! O cristianismo não é uma doutrina, um tratado de ideias esplêndidas ou um sistema filosófico. O cristianismo é uma presença: a sua!

A campanha publicitária de Jesus, uma campanha sobre a presença de Jesus no mundo se faz através de você. Você fica contente quando alguém perde a fé? Gosta de ir à missa ou a uma reunião que nada traz de novo? Você gosta de um cristianismo sem sabor?

Você é o sal da terra... Você é a luz do mundo. Em outras palavras: você a publicidade viva de Deus!

Está preparado para isso?

Notícias


04/06/2025 - 07:10 - Graduação

UCDB promove evento Propaganda na Prática com foco na integração entre academia e mercado

Atividade conta com alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda



03/06/2025 - 12:38 - UCDB

S-Inova UCDB abre inscrições para seleção de empresas para pré e incubação

Prazo vai até 12 de agosto e deve ser feito pela internet