Artigo sobre a educação escolar indígena foi apresentado na UCDB

10/10/2012 - 0:00 - UCDB

Fonte: Amanda Barzotto

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Na última quinta-feira (4), o acadêmico do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco, Guilherme Lencine, apresentou um artigo sobre a educação escolar indígena durante o XI Encontro de História de Mato Grosso do Sul na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O estudante é participante do projeto Rede de Saberes, indígena da etnia Kinikinau.

O tema central do evento neste ano foi “História e diversidade: ensino e pesquisa nas fronteiras” e o objetivo do trabalho foi trazer à tona o tema de uma escola indígena pensada pelos próprios índios e contribuir com os movimentos escolares indígenas no sentido de combater o preconceito que sofrem os conhecimentos tradicionais.

Com o título “As Fronteiras da Educação Escolar Indígena nas Comunidades da Região Pantaneira”, o artigo teve como fontes de pesquisa as escolas indígenas Terena e Kinikinau da região pantaneira em Mato Grosso do Sul e apresenta os direitos adquiridos das comunidades indígenas para ministrar o ensino básico. O artigo visa também revelar o importante papel da escolarização básica alicerçando as conquistas dos povos nativos no reconhecimento da cidadania, identidade cultural e a língua materna.

O Rede de Saberes é um projeto de apoio à permanência de indígenas no ensino superior viabilizado com recursos da Fundação Ford. O projeto teve início em 2005 e é uma parceria entre a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul de Aquidauana (UFMS). Ele estimula e orienta a iniciação científica, tem laboratório de informática e oferece cursos de extensão e monitorias.