24/10/2019 - 7:00 - UCDB
Fonte: Natalie Malulei
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Na noite desta quinta-feira (31), às 19h, a Cervejaria Prosa, em Campo Grande, vai ser sede para a 8ª edição do “Dose de Ciência”, realizada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Desta vez, o tema do bate-papo vai ser “Práticas baseadas em evidências”. Quando se fala em tratamento psicológico, qual técnica é mais eficaz para determinada doença? É possível identificar se a melhoria do paciente vem da associação da terapia com o uso de medicamentos ou é proporcionada por apenas um desses elementos? Para responder essas perguntas e trocar conhecimentos com o público três profissionais vão estar presentes.
Participam do debate Dr. Felipe Corchs, psiquiatra e professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), e o Dr. Rui Mateus Joaquim, psicólogo e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da UCDB. Na data, a discussão vai ser mediada pelo professor da Católica que integra o Núcleo de Análise do Comportamento e Neurociências (NACNeuro) Dr. André Barciela Veras.
À princípio, o bate-papo parece estar um pouco distante de quem não é da área da saúde, mas os especialistas garantem que não, ainda mais, na atualidade, em que transtornos mentais têm sido cada vez mais frequentes. “Quando você precisa de um tratamento médico, por exemplo, você aceita qualquer um? A maioria das pessoas não. Todos querem ter um retorno, algo que funcione, e isso não é diferente com a psicologia e com a psiquiatria. Nós buscamos evidências de que dá certo. Pensar isso, pode ajudar as pessoas a escolherem o profissional ideal para cada caso”, esclareceu Dr. Rodrigo Lopes Miranda, um dos professores da UCDB que integram o NACNeuro e organizam o evento.
I Colóquio NACNeuro
Nesta edição, o projeto de Dose de Ciência faz parte da programação do “I Colóquio NACNeuro” que teve início ontem (23), no campus Tamandaré, e segue até amanhã (24). O evento promove, ao todo, seis palestras e quatro mesas-redondas voltadas para acadêmicos e profissionais das áreas de Psicologia, Medicina e Ciências Biológicas. Clique aqui e confira a programação completa.
Inscrição deve ser feita pela internet