21/12/2009 - 0:00 - UCDB
Fonte: Vanessa Bitencourt
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Resultado da parceria entre Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), Secretaria Municipal de Fomento ao Agronegócio, Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia (SATUR), a pesquisa de intenção de compras de Natal foi realizada de 29 de novembro a 6 de dezembro e divulgada na última semana
A pesquisa foi desenvolvida pelo curso de Administração da Católica, coordenada por professores pesquisadores, com conhecimento e experiência de mercado, e com o apoio de acadêmicos, que desenvolveram as pesquisas sob condição de atividades práticas, a fim de agregar valor a conhecimentos adquiridos teoricamente.
O objetivo da pesquisa foi avaliar o perfil do consumidor, seu potencial de consumo e comportamento de compra em relação à data comemorativa do Natal. O resultado foi divulgado com base nas respostas do questionário.
PESQUISA
Dos entrevistados, 58% do consumidor pesquisado corresponde ao sexo feminino contra 42% do sexo masculino. Considerando-se o ano de 2008 e estabelecendo uma relação com 2009, percebe-se que na distribuição por sexo volta a ocorrer uma predominância feminina, com índices percentuais de frequência muito próximos de um ano para outro.
No que se refere à idade foi identificado o aumento no percentual de pessoas com idade entre 20 a 40 anos, 62% contra os 57% do ano passado. Os índices de rendimento do consumidor possibilitaram a identificação de duas faixas salariais bastantes expressivas, a mais representativa é de até dois salários mínimos com 49% dos pesquisado, seguida da faixa de dois a cinco salários, com 39%.
Os índices de grau de escolaridade demonstraram que a maioria dos pesquisados possuem nível superior completo, 42% seguido de segundo grau completo com 40%. Em relação ao estado civil, a frequência predominante entre os entrevistados é de solteiros, com índice de 56%.
Intenção de Compra
Comparado com 2008, a mãe continua predominando como a pessoa a quem se pretende presentear no Natal, havendo inclusive um crescimento do índice percentual de sua frequência, que em 2008 era de 28% e este ano passou a ser de 33%. Em relação à linha de produto que pretende comprar para presentear no Natal, os pesquisados, em sua maior parte, responderam a linha de vestuário, com índice de 41%, seguido de brinquedos com 16%, perfumaria com 14%. Livros ficaram em último lugar com 1%.
Quanto à pretensão de investimento, 43% dos entrevistados manifestaram intenção de investir até R$ 100 na compra do presente, representando a maior frequência entre os pesquisados. A segunda maior frequência é a dos que manifestaram pretensão de investimento de R$ 101 a R$ 200, com 25%, seguidos dos que pretendem de R$ 201 até R$ 300, com 13%. Em proporções menores, 4% manifestaram pretensão de investimento de R$ 301 a R$ 500 e 3% acima de R$ 501. Dos entrevistados, 12% não souberam quanto pretendem investir.
Quanto aos fatores que mais chamam atenção nos locais de compra, 54% dos pesquisados disseram que é o atendimento, representando um percentual expressivo da amostra considerada. 18% disseram considerar disposição dos produtos, 10% vitrines, 9% facilidade para estacionar, 6% decoração, 1% músicas natalinas e 2% outros.
No que se refere à antecipação de compras para o Natal, o maior índice aponta pagamentos a vista que sai, do ano passado, de 35% para 42% nesse ano. Os fatores “poder pagar em mais parcelas, e concorrer a prêmios”, também são escolhidos somando 12% e 6%.
As lojas do centro da cidade e as lojas do Shopping foram as que apareceram com maior predominância de frequência, com relação aos locais preferidos para realização das compras para o Natal. Sendo 57% de preferência para as lojas do centro e 30% para as lojas do Shopping, já a internet aparece com 4% de preferência, seguido de 3% por Camelódromo. Em 2008, as lojas do centro representavam 50% de preferência e as lojas do Shopping, possuíam frequência de 38%.
CONCLUSÃO
De acordo com o trabalho, os professores pesquisadores e acadêmicos concluem que o perfil, portanto, desse consumidor pesquisado é predominantemente do sexo feminino (58%), com idade entre 20 e 40 anos (62%), rendimento salarial em até 2 salários mínimos (49%), com escolaridade de nível superior (45%), solteiro (56%), sem filhos (63%), inserido no mercado de trabalho (86%), no segmento de comércio (50%).
Quanto à intenção de compra, esse consumidor pretende presentear a mãe (33%), com produtos da linha de vestuário (41%), investindo até R$ 100 reais (43%) na compra de um presente (30%). Esse consumidor considera importante que em uma vitrine seja mostrado preço (57%), considera o atendimento (54%) como um dos fatores que mais chama atenção nos locais de compra e tem nos descontos para pagamento à vista (42%) a principal motivação para antecipação das compras de Natal. Promoção de preços (49%) é considerada como fator de influência na decisão das compras, que pretende pagar em dinheiro (47%), assim como prefere realizar em lojas do centro da cidade (57%).
Esse consumidor comprou presentes no Natal passado (85%), assim como recebeu também (83%). Enquanto presenteado, esse consumidor, em sua grande parte, gostaria de ganhar um presente da linha de vestuário (35%).
Foto: G1
Evento será realizado no auditório do bloco M
Evento será realizado em sala de aula no bloco A