Dia da Consciência Negra é tema de evento na UCDB

23/11/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Gabriel Machado

fotos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Dia Nacional da Consciência Negra foi tema do evento realizado na manhã de ontem pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas em Educação (GEPPES), do Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

 

O professor Dr. José Licínio Backes deu início ao evento explanando sobre a importância de uma data que celebre as conquistas de um povo de grande importância histórica no País, um povo, segundo ele, sequestrados de sua terra natal e de sua cultura. Em sequência ao discurso de abertura, a representante da comunidade negraSão Benedito, Neuza Jerônimo Rosa dos Santos, descendente direta de Eva de Jesus, fundadora da comunidade, agradeceu a professora Dra.Mariluce Bittar pela oportunidade de participar do evento e abordou em sua fala sobre dignidade e humildade, características que, de acordo com ela, devem caber a todos os seres humanos.

 

A professora Dra. Eugênia Portela de Siqueira Marques falou sobre "O programa Universidade Para Todos e a inserção de negros na educação superior: a experiência de duas Instituições de Educação Superior de Mato Grosso do Sul (2005 – 2008)”.

 

Estiveram presentes no evento o deputado estadual Pedro Kemp e o ex-deputado federal e professor da UCDB, Me. Ben-Hur Ferreira. Pedro Kemp foi o autor do projeto de lei que estabelece cotas para a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Já Ben-Hur Ferreira falou sobre o significado do dia da consciência negra, explicando a importância da construção da consciência negra na educação das crianças desde a base.

 

O encerramento do evento contou com o lançamento do livro “Negros, indígenas e educação superior”, que teve capítulos do livro com a participação da professora coordenadora do GEPPES, Mariluce Bittar, da egressa da UCDB, Me. Wanilda Coelho Soares de Moraes, e ainda dos professores doutores Antônio Brand, Adir Casaro de Nascimento e Antônio Hilário Aguilera Urquiza.