18/08/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Mayara Bueno
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Simpósios temáticos e mesas-redondas fizeram parte da programação de ontem (17) do IV Seminário Povos Indígenas e Sustentabilidade na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento, que reúne desde segunda-feira (15) acadêmicos indígenas e representantes do Estado e de alguns países da America Latina, discute a formação acadêmica aliada aos conhecimentos tradicionais, além de estabelecer diálogo entre os dois saberes.
Desde o início, o evento contou com grande participação dos acadêmicos indígenas, tanto em forma de apresentações de trabalhos quanto nas mesas-redondas. “É um espaço onde os acadêmicos trocam conhecimentos e também existe articulação política desenvolvendo ações concretas na comunidade”, opina o professor na aldeia de Caarapó, Eliel Benites, indígena da etnia Kaiowá Guarani, membro do movimento dos professores Kaiowá Guarani.
Dr. Antonio Brand, coordenador do Projeto Rede de Saberes na UCDB, define o IV Seminário como estabelecimento de diálogos e união de saberes. “De um lado temos um saber importante construído pelos povos indígenas e do outro o aprendizado acadêmico, também importante, aplicado na aldeia. O que é preciso é estabelecer diálogo entre os dois”, comenta Brand.
Programação
Será realizado hoje (18) a partir das 9h, “A discussão e encaminhamentos relativos à continuidade de pesquisas e programas de formação acadêmicos indígenas”, finalizando a programação do IV Seminário Povos Indígenas. A atividade será realizada no Anfiteatro Pe. Angel Sanchéz y Sanchéz, localizado no prédio da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro.
Mais informações e detalhes a programação podem ser obtidas no site http://www.neppi.org/eventos/4sustentabilidade/.
Evento foi realizado de 15 a 20 de abril passando por Reggio Emília - Bassa Reggiana e Milão