18/07/2017 - 8:00 - UCDB
Fonte: Natalie Malulei
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, na noite desta segunda-feira (17), da Acolhida para segundo semestre de 2017. O grupo foi recebido com a apresentação musical do Coral da Católica e, em seguida, colaboradores da Pró-Reitoria de Pastoral fizeram uma oração para abertura do evento. O Reitor, Pe. Ricardo Carlos, e os Pró-Reitores Ir. Gilliano Mazzetto, de Desenvolvimento Institucional, Luciane Pinho de Almeida, de Extensão e Assuntos Comunitários, e Conceição Butera, de Graduação, também conversaram com os docentes.
Ir. Gillianno Mazzetto falou sobre a carta de navegação que guiará os passos da Instituição entre 2018 e 2022 com o intuito de proporcionar o desenvolvimento da UCDB em todos os âmbitos e elogiou o trabalho dos docentes que compuseram os grupos que auxiliaram a definir as metas a serem cumpridas. "Quero agradecer à vocês pela qualidade do trabalho realizado e, também, pela celeridade com que isso foi entregue", pontou.
Já professora Luciane falou sobre o IV Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão Saberes em Ação, que será realizado em outubro deste ano: "Temos tido experiências bem interessantes em que há a interação direta entre acadêmicos da graduação e da pós-graduação junto com alunos do ensino médio — isso é muito proveitoso. Dessa vez, essa situação vai se manter por meio dos diversos espaços para tertúlias, oficinas e apresentações de trabalhos".
Professora Conceição expôs a formação docente da UCDB que é planejada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (Nap). Mencionou que as Instituições Salesianas de Ensino Superior começaram um trabalho em 2013 para elaborar um documento que traduzisse o perfil de competência dos profissionais e, de lá pra cá, das sete partes que compõem esse material, cinco já foram apresentadas. "Neste semestre, vamos trabalhar a sexta parte que prevê tratar a UCDB como comunidade de aprendizagem e educativa", explicou a Pró-Reitora.
Durante a Acolhida para os professores, este tema principal, de tratar a Universidade como comunidade educativa, foi abordado pelo Reitor Pe. Ricardo Carlos. Ele pontou as características do educador salesiano, entre elas, a de ser capaz de estabelecer relações que sobressaem o respeito e a admiração dos educandos e pontou a importância de manter a marca salesiana.
"Vamos refletir nesta noite a nossa comunidade educativa, ela tem uma identidade, uma marca, que é igual a vocês: ela é salesiana. E quem está aqui há mais tempo sabe o tesouro que o carisma salesiano tem e continuará tendo a cada geração. Nós temos esse legado que herdamos de Dom Bosco e precisamos estar sempre redescobrindo e valorizando em nossas ações", enfatizou Pe. Ricardo.
Oficinas
As atividades voltadas para a capacitação dos professores continuam nesta terça-feira (18) com oficinas que serão realizadas das 8h às 11h30, e, depois, das 19h15 às 22h30. Os cursos serão ministrados nas salas de aula do bloco A do campus Tamandaré, no laboratório de informática e, também, no complexo poliesportivo da UCDB. Ao todo vão ser abordados os seguintes temas: "O documento das IUS e o processo formativo na UCDB"; "Subsídios didático-pedagógicos e salesianidade"; "Google apps para educação"; "Mapa mental e mapa conceitual como estratégia para pesquisa e o processo ensino aprendizagem"; "Avaliação da aprendizagem: aspectos pedagógicos e instrumentais"; "Tecnologias móveis como instrumento pedagógico"; "Experiências com metodologias ativas para o curso de Medicina Veterinária"; "Experiências com metodologias ativas para o curso de Direito"; e "Corpo, voz e movimento: o docente em sala de aula".
Votação é on-line e deve ser feita somente até às 23h59 desta sexta-feira (14)