25/02/2016 - 16:00 - UCDB
Fonte: Gabriel Bittar
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu, nesta terça-feira (23), a visita dos estudantes do mestrado internacional Erasmus Mundus, que conheceram um pouco sobre a realidade dos acadêmicos indígenas da Católica e sobre seus estudos. O trabalho desenvolvido no setor foi detalhado aos visitantes.
Para o acadêmico Sebastian Phillippe Willemart, o Neppi possibilita aos indígenas a obtenção da autonomia para, depois, beneficiar as comunidades de origem. “A função inclusive parece muito importante no sentido de fornecer ajuda psicológica, auxílio nos estudos e mais. A promoção do respeito é algo que deve ser ressaltado”, explicou.
Um dos apontamentos de Sebastian sobre os temas abordados na reunião foi a língua indígena enquanto criadora de conteúdo científico. “É interessante percebermos que há essa discussão sobre se realmente eles podem criar conteúdo científico em sua língua”, declarou, relacionando isso à questão da autonomia indígena trabalhada pelo Neppi.
Já a acadêmica Mihaela Onofras declarou que é um sistema de suporte incrível para o povo indígena. “O Neppi parece ser um projeto muito bom da universidade”. Sua visão da universidade, como um todo, foi de que a mesma é muito boa em termos.
Bergamim Tsiptàawe Tsuwate, acadêmico do Neppi, destacou que as visitas do Erasmus Mundus são muito construtivas. “Participei de uma reunião como essa no ano passado também. É algo muito importante, pois os estrangeiros passam a conhecer e compreender o povo brasileiro na universidade. Podemos também com eles ampliar nossa visão e interessarmo-nos pelo intercâmbio”, declarou.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3589.
Votação é on-line e deve ser feita somente até às 23h59 desta sexta-feira (14)