10/05/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Estamos na era da imagem. Ao andarmos pela cidade, encontraremos uma série de sinais que vão desde o sinal de trânsito até os de propaganda. Até as igrejas se aproveitam do efeito visual para marcarem a sua presença.
Na época de Jesus, seus contemporâneos, em diversas ocasiões, pediram sinais para acreditar que Ele realmente era o Filho de Deus. Segundo João 6,30-35, Jesus sempre resistiu a essa tentação. Para Ele, bastava que seus contemporâneos olhassem para o passado, para verem que as palavras que os escritores sagrados proferiam diziam tudo sobre Ele.
Assim, dentre os sinais que pediram, um estava ligado ao Maná, que Deus havia dado aos fugitivos que saíram do Egito rumo à terra prometida: “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
A essa provocação, Jesus respondeu com as seguintes palavras: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
O povo, então, pediu: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. E Jesus respondeu: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.
Aquilo que se tornou escândalo para os contemporâneos de Jesus – comer sua carne e beber seu sangue –, para nós se tornou fonte de graça. De fato, Jesus nos deixou a Eucaristia mediante a qual nós encontramos o penhor da nossa salvação e um remédio dá sentido às nossas necessidades espirituais.
É justamente a partir dessa ideia genial de Jesus que a Igreja Católica se define como a Igreja da Eucaristia. Na Eucaristia, o próprio Jesus se dá a si mesmo, tornando-se realmente presente entre nós. Quem recebe a Eucaristia com fé, pode gozar antecipadamente das iguarias dadas por Deus aos seus anjos e encontra em Jesus o pão que sacia a sua fome de eternidade e a sua sede de infinito.
Atividade conta com alunos do 3º semestre de Publicidade e Propaganda
Prazo vai até 12 de agosto e deve ser feito pela internet