Evangelho do dia: A mensageira da ressurreição

06/04/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

A experiência da Ressurreição de Jesus se dá de duas maneiras. A primeira pelas aparições e a segunda pelas manifestações de fé decorrentes delas. Jesus ressuscitado apareceu a mulheres e a homens da sua época. Posteriormente, São Paulo teve uma experiência toda particular, na qual o Ressuscitado lhe perguntava as razões pelas quais O perseguia ao perseguir os cristãos. Paulo ficou como que com os olhos torrados diante de tanta luz que saía de Jesus.

No evangelho de hoje, de João 20,11-18, o evangelista relata a desilusão de Maria Madalena com a morte do Mestre. Chorando, ela olhou para dentro do túmulo. Para sua surpresa viu dois anjos no lugar em que Jesus deveria estar. Eles perguntaram por que ela chorava. Após responder que era porque haviam elevado o corpo do seu Senhor e ela não sabia onde o haviam colocado, um terceiro personagem apareceu atrás dela. A Ele Maria falou: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

Para sua surpresa, de novo, Maria ouviu aquele Homem chamá-la pelo nome, com o mesmo sotaque e o mesmo carinho de Jesus. Ela como que perdendo a respiração, só teve palavras para dizer: “Mestre!”. Caiu-lhe aos pés, mas Jesus lhe disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Essas aparições de Jesus têm por finalidade ajudar os discípulos e as pessoas que o haviam acompanhado em vida a entenderem que a realidade que estava vivendo era a aquela que Ele vive junto de Deus. Trata-se de uma realidade gloriosa, luminescente, tão singela que só pode ser eterna, mas sempre em contato com a realidade humana, para dar sustento à fé daqueles que ama.

Maria Madalena se tornou então a mensageira da ressurreição para os discípulos. Do mesmo jeito que nós, também eles tiveram dificuldade para aceitar o que aquela mulher lhes falou. Tiveram que tirar a prova dos noves, mas se renderam diante das aparições de Jesus a todos eles. Foi por conta dessas experiências que nós hoje temos a certeza de que Jesus ressuscitou e o seu testemunho é válido ainda para o século XXI. Essa experiência, no entanto, deve torrar a nossa fé, para ver se sai alguma algo saboroso como resposta às nossas inquietações diárias. E veremos que Jesus tem as respostas de que necessitamos.

Hoje em dia a Igreja está passando por uma série de ataques, que vêm de todos os lados. A melhor maneira de nós sairmos dessa situação é renovando a nossa fé no ressuscitado e promovendo uma revolução espiritual dentro de nós mesmos. Assim, sairemos vitoriosos e poderemos dizer para o mundo que nós, como Jesus, também subimos para junto do Pai e vosso Pai, o Deus de Jesus e nosso Deus! Deixemos que Jesus nos chame pelo nome e corramos para anunciar que Ressuscitou a todos os homens e mulheres de boa vontade.

Notícias


24/06/2025 - 07:00 - Graduação

Acadêmicos da UCDB participam de curso em primeiros socorros psicológicos

Curso foi oferecido pela Cruz Vermelha Filial Mato Grosso do Sul


23/06/2025 - 11:00 - UCDB

Professor da UCDB participa de mesa-redonda em Congresso Salesiano

Evento foi realizado de 19 a 21 de junho, no Colégio Dom Bosco, em Campo Grande