Evangelho do dia: A oferta da viúva

22/11/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Que bonitos olhos tem Jesus que de maneira tão linda pousa o seu olhar sobre cada um dos nossos atos! Jesus não fica indiferente como nós, sobretudo quando está diante de pequenas insignificâncias que somente Ele pode ver e sabe recompensar no devido tempo.
O evangelho de hoje, de Lucas 21,1-4, reflete bem isto. No seu cenário estão presentes alguns ricos lançando grandes quantidades de dinheiro para Deus. É o que eles dão como oferendas ao Templo.
Está longe de Jesus uma condenação aos ricos, como alguma literatura quis ver nesta e em outras passagens do evangelho. Ao contrário, certamente Ele deve se sentir feliz quando vê que existem pessoas que dispõem dos meios necessários para viver e ainda põem em prática a bela virtude da caridade. O que seria do Templo, das grandes obras da Igreja se não houvesse gente cheia de generosidade no coração. Quem pensa o contrário, está mais distante de Cristo do que imagina, porque Ele não se dá ao capricho de praticar qualquer tipo de favoritismo. Deus não olha as aparências, como os homens.
Precisamente porque não olha as aparências, Jesus ficou impressionado com o gesto de uma mulher pobre. Ela deu tudo para Deus, tudo o que tinha para seu sustento. E Jesus não ficou indiferente diante de gesto tão grandioso. Ele ficou tão impressionado que a apresentou aos discípulos como exemplo a ser seguido, porque ela deu tudo para Deus.
Também no século XXI há pessoas que dão tudo neste mundo. Talvez seria importante que nós abríssemos mais os olhos e não nos deixássemos impressionar pelas aparências, para olhar as pessoas com o mesmo olhar de Cristo e agir com a mesma generosidade dessa viúva. Porque, para Deus, ela não ficou desamparada. Porque para os que assim agem, Deus não os abandona, mas se comove com amor diante de seus pequenos atos de generosidade.
Neste dia reflitamos o quanto esse pequeno gesto da viúva continua sendo até este momento um modelo para nós.