30/03/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
A página do evangelho de hoje, de Mateus 5,17-19, convida-nos a seguir com extrema fidelidade a lei de Deus, isto é, a sua vontade manifestada na sua Palavra: “disse Jesus aos seus discípulos: não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.
Jesus, como homem, fez tudo o que um bom judeu poderia fazer. Porém, deixou claro, por outro lado, que não basta cumprir a lei. É preciso interiorizá-la no coração, amar e fazer dos preceitos de Deus o nosso estilo de vida. Quanto mais vamos meditando os mandamentos, pensaremos, falaremos e agiremos de maneira sadia, porque nossa vida já caminha pelos caminhos de Deus.
O que Jesus pede no evangelho de hoje, para esta Quaresma, é uma preparação, uma formação e um conhecimento de sua doutrina para poder ensinar aos nossos filhos e nossos irmãos e ensinar bem. Ao unir a preparação, a formação e o conhecimento, sempre à luz da fé e praticando o que Ele nos ensinou dia após dia, nós estaremos dando testemunho com nossa vida.
Nós não ensinamos com aquilo que sabemos, mas com aquilo que vivemos. Por isso, se quisermos ajudar os outros a serem melhores, temos que estar atentos às nossas responsabilidades. Ser nós mesmos os primeiros que vivem o que ensinamos. Na Bíblia nós encontramos o caminho de Deus e no catecismo temos a explicação do conteúdo da Bíblia para a nossa realidade. Assim, sabemos o que devemos fazer e como agir. Precisamos conhecer mais a Bíblia para saber por quais caminhos Deus quer nos levar.
Nesta quaresma, peçamos a Deus uma dupla conversão: que o nosso coração esteja sempre voltado para Ele, para escutar o que Ele está pedindo de nós e que aprendamos, graças a isso, a fazer o que manda a sua Palavra.
Fonte: La Chiesa
Paróquia Universitária conta com programação especial
Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio