Evangelho do dia: A vida é mais importante que qualquer preceito

05/09/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Mais uma vez, nós voltamos ao tema do dia de sábado. No evangelho de hoje, de Lucas 6,6-11, nós podemos perceber que, para os hebreus esse dia é um dia tão sagrado que nada tem mais importância na sua observância.

Esta é a razão pela qual Jesus realiza o seu gesto nesse dia. O que é mais importante: o bem de uma pessoa ou o respeito ao dia de sábado? Com essa pergunta, Jesus exagera a situação para mostrar que é preciso dar um sentido diferente para o sábado.

A pessoa é seguramente muito mais importante aos olhos de Deus. O ser humano é a criatura de Deus por excelência. É a imagem e a semelhança de Deus. Portanto, a pessoa humana tem o direito de ser colocada antes de qualquer lei.

O amor é a medida de comparação que Jesus utiliza, porque o amor de Deus salva o ser humano em qualquer oportunidade. Portanto, nesse caso, nós precisamos optar entre observar o sábado, que é uma norma, ou amar a Deus, que o doador da norma.

Através desse trecho, Jesus nos transmite um ensinamento muito importante: o respeito e o amor pela vida humana. Diante de um sofrimento, de um perigo, de uma necessidade, o que vale mesmo é como nós reagimos.

Não podemos ficar parados diante de nada quando está em jogo a vida de uma pessoa. Não podemos ficar parados nem mesmo diante daqueles que dizem que cometemos pecados por não guardarmos o dia de sábado.

Jesus é Deus e nos ensinou que não podemos ficar parados diante de uma lei que foi feita para servir o homem, mas que torna o homem indefeso.