Evangelho do dia: A vida humana está rodeada pelo mistério divino

26/11/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Canção Nova

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho de hoje, de Lucas 21,29-33, pode ser dividido em duas partes. Na primeira, Jesus conta uma parábola sobre os sinais que falam do fim dos tempos: “Olhai a figueira e todas as árvores. Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto”. Na segunda parte, Jesus profere uma sentença enigmática sobre a vinda próxima do Reino de Deus: “Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.
Como o broto das árvores na primavera, os acontecimentos evocados por Lucas no capítulo 21 do seu evangelho são sinais premonitórios, isto é, são visões que falam do fim dos tempos: guerras, perseguições dos crentes, terror e morte (Lc 21,26-27).
Uma leitura atenta e aprofundada nos permite descobrir o sinal do fim inscrito na própria natureza do homem. A vida do ser humano é um movimento que, de um lado, ajuda a descobrir a realidade do mundo como ele é, com os seus limites e, de outro lado, mostra que um dia este mundo vai desaparecer.
A morte e a ressurreição de Jesus nos permitem entender que a vida humana e terrena silenciosamente se encaminha para a sua ruína e precisamente depois da morte de Cristo é que refulge a mensagem de uma vida nova em Deus, que se manifesta de maneira luminosa na Páscoa e que nos dá a alegria de viver.
O sinal da cruz de Cristo é o sinal do amor de Deus pelo homem e da salvação que lhe é concedida. Toda a vida do homem está rodeada pelos mistérios divinos fundamentais. E hoje, que o nosso mundo se revela em péssima situação, a chama da esperança em Jesus – que nos salvou morrendo na cruz – deve continuar a brilhar nos nossos corações. O amor de Deus é mais forte do que a morte! Deus não nos esquecerá no momento da nossa morte. Ele nos promete uma felicidade que jamais terá fim.
Neste mundo, tudo passa como as flores da primavera. Assim acontece também com o homem. Isso nos traz aflições, mas a ressurreição de Jesus nos dá uma nova esperança: a da vida eterna em Deus.

Fonte: Catholic