Evangelho do dia: Abre-te!

11/02/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho de hoje, de Marcos 7,31-37, nos apresenta uma imagem do Deus verdadeiro, que é bom, que não impede ao homem de crescer, de abrir-se, antes dá plena liberdade para se abrir ao futuro. A palavra-chave do evangelho de hoje é, de fato, “abrir”. Segundo o evangelista, o tentador tem medo de que os olhos dos homens e das mulheres se abram. Jesus, ao contrário, “abre” o surdo-mudo, abre-o à consciência: “Éfata!”, que quer dizer “abre-te!”.

“A cura do surdo-mudo teve um valor emblemático no ministério de Jesus. Sua dupla deficiência o mantinha fechado em seu mundo e o impossibilitava de se comunicar e deixar transbordar a vida trazida dentro de si. Além disso, era vítima do preconceito que via na sua limitação física um castigo por causa de eventuais pecados do passado. A marginalização social, portanto, agravava ainda mais sua situação.
A ordem peremptória dada por Jesus – Abre-te – assumiu uma ampla dimensão. Ela possibilitou ao deficiente poder expressar-se e comunicar-se normalmente. Uma barreira era posta abaixo e sua riqueza interior podia agora ser partilhada. Porém, não foi menos importante terem caído as barreiras sociais e serem eliminados os preconceitos que padecia. Doravante, sua condição de ser humano podia se expressar de maneira plena.

Este milagre de Jesus evocou antigas profecias, segundo as quais o Messias esperado faria os mudos falarem e os surdos ouvirem. Ele os reintegraria na convivência humana, tirando-os da exclusão social. Temendo conclusões apressadas, Jesus ordenou não tornarem público o sucedido. Sua ordem foi inútil. Quanto mais proibia, tanto mais proclamavam seu feito extraordinário. Jesus, porém, não se deixava levar pela vaidade humana. E não tinha dúvidas quanto à sorte que o esperava”.

Hoje, podemos pedir: “abre, Senhor, o nosso coração”, porque este é o desejo de Deus. “Abre-te!”. É uma grande alegria para nós ouvir esta palavra do Senhor, que nos ajuda a nos abrir para o mundo, ao amor, ao verdadeiro conhecimento de Deus que é amor, que é luz na qual não existe treva.

Fonte: Dom Total

Notícias




14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial