Evangelho do dia: Ainda tenho muitas coisas a dizer-vos

01/06/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

“Ainda tenho muitas coisas a dizer-vos…”. Jesus diz essas palavras no evangelho de hoje, de João 16,12-15.

Jesus ainda tem realmente muita coisa para dizer para a humanidade, para cada um de nós. Ele quer falar diretamente no nosso ouvido e ao nosso coração. Quer olhar nos olhos de cada um de nós e, só com o seu jeito de olhar, quer dizer que nos ama, semeando dentro de nós a eternidade, porque suas palavras são palavras de vida eterna, alimento para nossas almas.

Jesus continua o seu discurso dizendo que os discípulos ainda não estão preparados para ouvir tudo o que Ele teria que teria que dizer.

Talvez o mesmo aconteça conosco. Pode ser que não estejamos preparados para digerir o que Jesus quer nos dizer. Ele quer nos falar dos problemas que existem no mundo e apresentar para nós uma solução divina. No lugar do divórcio, quer que nós busquemos a reconciliação; no lugar da violência, quer que nós sejamos mais fraternos; no lugar da exclusão social, quer que nós sejamos solidários; no lugar do aborto, quer que nós geremos vidas saudáveis e um desenvolvimento sustentável.

Tudo isso gera em nós incertezas. Às vezes, sentimo-nos culpados por tantos males que existem no mundo. No entanto, Jesus quer tirar o medo e as dúvidas de nosso coração e nos dar a graça da fé. Ele quer falar também que o poder somente tem sentido se for colocado a serviço da sociedade.

Porém, para ouvir o que Jesus tem a nos dizer é preciso que tenhamos os nossos pensamentos e sentimentos sintonizados na mesma frequência que a sua. Em outras palavras, precisamos aprender a abrir nossas almas à luz nova de Cristo. Essa luz ilumina nossas vidas e a história do mundo, fazendo com que descubramos a mão amorosa e providente de Deus.

Assim, aprenderemos a ver tudo a partir de Deus, com os olhos de Deus. Então, seremos os gulosos de Deus. Chegaremos, assim, a saborear, a degustar e a sentir no paladar o plano magistral e a maravilhosa ação de Deus na história da salvação, salvação que é para hoje e não para ontem.

Jesus está nos convidando, neste evangelho, a abrir os nossos corações ao Espírito Santo, ao Espírito da Verdade. Esse Espírito Santo nos fará conhecer a verdade plena. Ele vai nos anunciar o que vai acontecer no futuro. Ele vai nos ensinar a ler os sinais dos tempos, a ver a mão de Deus em todos os acontecimentos de nossa vida do dia a dia, a amar os caminhos misteriosos e fascinantes pelos quais conduz o homem e toda a criação à plenitude de Cristo.

Notícias




14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial