Evangelho do dia: As discípulas de Jesus

16/09/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O grupo dos seguidores de Jesus não era composto apenas pelos apóstolos. O evangelho de hoje, de Lucas 8,1-5, afirma que Ele era seguido por outros homens e mulheres.

O fato de ter seguidoras mulheres era uma fato excepcional naquela época, na qual as mulheres eram tidas como inferiores aos homens e relegadas em casa, não podendo participar da vida social de maneira ativa.

Lucas procura dar destaque a esse fato, colocando até os nomes das mulheres que andavam com Jesus, justamente para dar um testemunho histórico preciso e seguro para confirmar a verdade daquilo que relata. São elas: “Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Susana e muitas outras, que o assistiram com as suas posses”.

Jesus jamais fez distinção entre homens e mulheres. Aliás, colocou as mulheres em pé de igualdade com os homens, com os mesmos direitos, tratando-as com a mesma atenção e as mesmas medidas.

Causou escândalo para alguns fariseus perdoando a mulher adúltera, surpreendeu os seus discípulos falando com a Samaritana, transgrediu as leis mantendo uma amizade especial com Maria e Marta.

Não somente isto: escolheu justamente as mulheres para se manifestar na aurora do dia da Páscoa, nos primeiros momentos do grandioso milagre da ressurreição. Foi para elas que anunciou por primeiro que havia ressuscitado e foi a elas que confiou a tarefa de ir anunciar a ressurreição aos discípulos.

Em um mundo marcado por tantas notícias de agressões aos mais fracos, com o bullying, e às mulheres, até em famílias que se dizem profundamente religiosas, nós somos chamados a mudar os nossos comportamentos a fim de sermos mais ternos como Jesus. A ternura responsável transforma o nosso mundo num mundo de iguais, no qual todos se sentem responsáveis uns pelos outros.