Evangelho do dia: Beleza do amor de Deus

23/08/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Hoje, celebramos a festa de Santa Rosa de Lima, uma das padroeiras a América Latina.

O evangelho desta festa é tirado de Mateus 13,44-46. O tema deste evangelho é o reino de Deus, comparado com algo muito precioso.

Jesus compara o Reino primeiro com um tesouro escondido em um campo. Certamente um tesouro de grande valor, já que o homem que o encontra está disposto a vender tudo o que tem, com alegria, para poder comprar aquele terreno. Um simples campo, mas tão rico aos seus olhos. Para ele, o seu valor é imenso.

Depois, Jesus compara o Reino de Deus com uma esplêndida pérola preciosa, a mais preciosa de todas, algo que nunca foi visto antes. O comerciante que a encontra percebe o seu valor e não hesita, também ele, a vender tudo o que tem, para comprar aquela pérola infinitamente mais importante.

A nossa filiação com o Pai, a nossa comunhão com Deus e a nossa fé são os bens mais preciosos que temos. Elas são os tesouros de valor inestimável que devemos proteger, pelos quais vale a pena deixar tudo, libertar-se daquilo que não serve e não tem valor.

A festa de Santa Rosa de Lima nos ensina a viver a vida contemplando a beleza do amor de Deus, em vista da vida que viveremos nele.

Se somente conseguirmos sentir realmente com o coração o respiro de Deus, a sua presença, a sua acolhida, se nos conseguirmos das cadeias de egoísmo, de materialismo, de soberba, poderemos compreender que somos chamados ao encontro com Ele. É este o tesouro que Deus coloca diante de nós. Precisamos distinguir a melhor pérola com a qual iremos ficar.

Ó Deus, que inspirastes santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitência, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delícias.