06/12/2010 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O evangelho de hoje, de Lucas 5,17-26, fala de um paralítico no seu estado de imobilidade, que comove alguns amigos, e estes, em meio às dificuldades, levam-no a Jesus, fazendo-o descer pelo teto de uma casa, no meio da sala onde Jesus se encontrava ensinando. Jesus fica admirado com a fé daqueles homens e pronuncia uma frase que mais do que de cura física fala de cura espiritual: “Teus pecados te são perdoados”. A imobilidade mais penosa não é, portanto, aquela do corpo, mas antes aquela causada pelo pecado.
Este evangelho nos convida a adotar uma atitude ativa em nossa vida: ajudar aos outros para que encontrem Jesus. São muitos aqueles que às vezes sem saber estão procurando a cura, vivem na ignorância, em dúvida ou na solidão. Gente que talvez já não espera nada mais nesta vida ou porque acreditam ter tudo, em sua autossuficiência, ou porque estão desenganados.
O cristão é aquele que se apresenta com prazer para levar o enfermo em sua maca, para ajudá-lo, para dar-lhe um pouco do seu tempo. É a linguagem que todos entendem melhor. Se nos veem dispostos a ajudar, se nos veem dando um pouco do nosso tempo para ajudar o necessitado e saindo de nossa comodidade, facilitamos em grande parte o encontro de outros com Cristo, ajudamo-los a compreender que o advento não é em vista de um aniversário, mas um acontecimento novo, sempre. Não seremos nós que curaremos ou salvaremos os necessitados, mas os levaremos para um pouco mais perto de Jesus, que é o verdadeiro Médico de nossas almas e de nossos corpos.
Se também nós, como Jesus, que se sentiu movido pelo poder de curar, ajudarmos os outros e darmos a nossa mão e, se for o caso, os perdoarmos, estaremos contribuindo para que isto seja para eles um tempo de esperança e de festa.
Fonte: La Chies
Evento será realizado em sala de aula no bloco A