Evangelho do dia: Como um homem pode ser Deus?

08/04/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho de hoje, de João 7,1-2.10.25-30, apresenta-nos o drama de Jesus abandonado pelos líderes de sua nação. Jesus deve se esconder. Diante dessa situação, o povo não sabe o que pensar a respeito d’Ele, porque os líderes religiosos da nação não acreditam na sua dignidade de enviado de Deus.

Um dos grupos de homens zelosos não acredita em Jesus porque o julgam de acordo com os princípios formais do sábado e das purificações rituais. Por isso, não conseguem penetrar na profundidade da sua mensagem. Os sacerdotes rejeitam Jesus por motivos políticos.

O que isso tem a ver conosco? Não é fácil, no mundo de hoje, entender como um homem pode ser Deus e que suas palavras são sagradas. É possível entender o homem, mas praticar o que Ele ensinou é algo que soa estranho.

Isso nos leva também a perguntar: quais são as causas da fraqueza da nossa fé? Certamente, a maneira moderna de pensar parece diferente daquela da época de Jesus. Nós não pensamos em termos de formalismo religioso, porque pensamos de maneira científica e baseamos as nossas ações nas questões prática. Mesmo em se tratando de política, as opiniões são formadas de maneira diferente, mas os problemas permanecem os mesmos na sua essência.

Não foram somente os marxistas que rejeitaram a fé em nome de uma teoria política. As sociedades de consumo, na corrida em busca do bem-estar material, na prática fazem a mesma coisa, mesmo que não teorizem.

E nós, somos capazes de acreditar de forma a assumir as responsabilidades relativas ao drama de Jesus e, com Ele, de nos expor à rejeição, ao julgamento dos outros, ou, ainda, de nos deixar envolver pelos conflitos com que vive perto de nós? Pode ser simplesmente um conflito no interior da Igreja por causa do formalismo moral ou um conflito no seio da sociedade laica na defesa do bem, do próximo e dos seus direitos a uma justiça que seja igual para todos.

O que temos feito para inserir na vida social e política do nosso país, que conhece há mais de cinco séculos o evangelho, os princípios do amor ao próximo? Será que nós merecemos a censura de Jesus porque não observamos a lei divina e acabamos por matar e prejudicar os outros? “Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno”.

Notícias



14/04/2025 - 11:16 - Pastoral

Missa de Domingo de Ramos dá início a Semana Santa

Paróquia Universitária conta com programação especial


09/04/2025 - 09:05 - UCDB

UCDB PLAY: Católica já iniciou atendimentos de orientação e preenchimento da declaração do imposto de renda

Atendimentos gratuitos serão às quintas-feiras, no bloco B da Católica até 8 de maio