03/10/2011 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
Segundo o evangelho de hoje, de Lucas 10,25-37, pela estrada no deserto, que vai de Jerusalém a Jericó, passam um sacerdote e um levita. Dois homens religiosos, que conhecem bem a Lei de Deus assim como a conhece o escriba que interroga Jesus.
Veem o homem machucado e deixado meio morto, mas tomam a decisão de não socorrê-lo, de não parar. Veem-no, mas o seu coração não se move. Continuam sua viagem tendo como objetivo os próprios projetos e fechados nas suas vidas de homens observantes.
Um samaritano vê e se compadece, isto é, vê com o coração. Para. Muda os próprios projetos, perde tempo, usa do próprio dinheiro para cuidar de alguém que nem conhece e está meio morto. É ele, somente ele que cumpre a lei, que observa os mandamentos, que transmite para nós a imagem de Deus como Bom Samaritano.
Querendo pôr Jesus à prova. Essa frase nos remete ao texto das tentações: “não tentarás do Senhor teu Deus”.
Também nós sabemos daquilo que Deus nos pede. Sabemos que ser crente não quer dizer observar uma lei, mas deixar-se envolver, com todo o coração e com toda a vida, pelo amor. Ter um olhar capaz de ter compaixão, até se tornar próximo, companheiro, irmão.
Não podemos percorrer a estrada deserta da vida fechados na nossa maneira habitual de ser cristãos, mas é preciso deixar que o rosto do irmão, no qual está o rosto de Deus, nos converta, desperte em nós a beleza de ser homens e mulheres solidários, atentos, amantes.
Somente assim, não poremos Deus à prova, não buscaremos desculpas, mas a verdade, tentaremos viver como discípulos de Jesus, o Bom Samaritano que o Pai enviou ao mundo.
Evento é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas