Evangelho do dia: Confiar em Jesus para vencer o mundo

08/07/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pastoral UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

 

“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós”.

Estas palavras foram proferidas por Jesus enquanto enviava os discípulos para o estágio entre o povo e podem ser encontradas em Mateus 10,16-23.

Certamente não é fácil o que Jesus pede aos discípulos. Antes mesmo de confiar-lhes a missão, já está falando das dificuldades, das perseguições. Jesus está agindo como administrador que sabe quais são as técnicas a serem usadas para conquistar a preferência do cliente, mas também sabe que o seu produto terá que romper barreiras culturais, políticas e mesmo econômicas, se quiser se tornar apreciado por todos.

Ouvir as palavras de Jesus a partir de um plano puramente humano é verdadeiramente impossível. Porém, foi justamente por causa desses avisos aos discípulos que eles assumiram o projeto do Mestre com a vida e o tornaram possível até os dias de hoje.

Ele encararam tudo com um comportamento positivo de amor, que tem suas raízes na fé. Nós não somos de Jesus? Ele nos prometeu que ninguém nos arrancaria de sua mão. “Se Deus é por nós, quem será contra nós?”, escreverá Paulo.

Diante das dificuldades vindouras, nós temos a tendência a sofrer por antecipação. Somos tomados pela preocupação, pela angústia e por sentimentos de derrota. As expectativas de sucesso tornam-se motivação para as derrotas. Em certo sentido, a preocupação é inútil e estéril.

É sabedoria cristã não nos preocupar antecipadamente com aquilo que dá medo. Talvez as expectativas negativas jamais venham a se realizar, mas, se se realizarem, teremos então o dom de Deus que nos dará a sua força para vivê-las como Ele quer.

A verdadeira confiança nos faz vencer de maneira definitiva todas as preocupações pessoais a respeito do nosso futuro e da nossa sorte. A nossa confiança está em Jesus. Jesus nos garante que nos momentos de preocupação, de dificuldade: não seremos nós que haveremos de falar, mas sim o Espírito do nosso Pai é que falará através de nós.

Peçamos ao Senhor que nos ajude a ser fiéis hoje, que aumente a nossa fé e a nossa esperança, para, dessa forma, abandonarmo-nos à sua vontade, na certeza de que Ele nos ajudará sempre muito mais e melhor do que possamos imaginar.