Evangelho do dia: Conservar a amizade com Jesus!

18/08/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

Poderia parecer estranho o trecho do evangelho de hoje, de Mateus 22,1-14, porque como é possível que alguém recuse um convite para ir a um casamento, onde terá música, vinho e pessoas de bem?

Ao menos hoje em dia são poucos os que recusam um convite tão especial. Porém, é claro Jesus contou a parábola para que compreendêssemos que todos somos convidados a participar do grande banquete que será celebrado no céu.

Nós só precisamos cumprir com um requisito que o evangelho apresenta como algo externo, mas que na realidade que tem muita importância num casamento: a roupa. É preciso e indispensável entrar com uma vestimenta apropriada no grande banquete para o qual Cristo nos haverá de convidar, e esta vestimenta é a vida da graça. Por isso, expulsaram do salão o homem que não usava o traje apropriado. E a graça é o esplendor da alma, a presença de Deus em nossa alma.

É claro que Jesus não pode morar num lugar onde não tem amigos e tampouco nós deveríamos nos atrever a nos apresentar nas bodas que Ele organiza quando não O temos por amigo. Esta é a vida de graça: conservar sua amizade e, portanto, recusar energicamente tudo o que possa ofendê-Lo: revistas indecentes, filmes desonestos, companhias que nos prejudicam, ofensas aos nossos pais e irmãos, críticas destrutivas, e assim por diante.

Este evangelho nos mostra que é difícil conservar a amizade com Jesus, mas se realmente nós O temos como nosso amigo não nos atreveremos ofendê-Lo, mas nos esforçaremos para sermos seus melhores amigos a cada dia que passa.

 

Espírito de presteza, que eu esteja sempre pronto para responder ao convite de Deus, para viver em comunhão com ele.