Evangelho do dia: Contemplemos os cegos

03/12/2010 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O evangelho de hoje, de Mateus 9,27-31, convida-nos a contemplar os cegos que andam com suas bengalas pelas ruas. Eles vão como que apalpando por aqui e por ali. Quem sabe estão procurando apressadamente um bom coração que os leve até Jesus, até que esgotados O encontram. Porém, a Jesus não interessa o problema que eles têm. Pergunta-lhes: “Vocês acreditam que eu posso curá-los?”. Jesus faz isso Mesmo que não demonstrem ainda a sua fé correndo às cegas e clamando por misericórdia pelo caminho? Sim. Ele Jesus quis provocar nos cegos de que fala o evangelho uma adesão completa porque eles eram homens iluminados pela fé. Para eles, recuperar a vista física será consequência dessa outra visão, mais necessária e profunda: sua fé. O verdadeiro milagre é invisível e está no interior de cada pessoa que acredita.
A fé que esses homens tinham em seus corações deu-lhes força para vencer as dificuldades na hora de encontrar-se com Jesus. É verdade que graças à fé nossa vida espiritual cresce e se ilumina. No entanto, nem sequer no âmbito espiritual ter fé significa automaticamente possuir um conhecimento certo ou uma segurança completa. Na verdade, a fé somente é autêntica quando é conquistada passo a passo, entre quedas e terremotos, entre obscuridades e pedidos de ajuda. A fé é uma luta, ao estilo de São Paulo: “combati o bom combate, corri até a meta, mantive a fé” (2 Tm 4, 7-8).
Não tenhamos dúvidas, e, sobretudo, não tenhamos medo da escuridão e das dúvidas que a vida nos traz. Quando tudo isso acontecer em nosso caminho, por mais difíceis que se apresentem, justamente por isso, devemos nos alegrar. As provas da fé são a garantia da sua autenticidade. Então, nossa caminhada será parecida com aquela que um dia recorreram “tropeçando em tudo” os dois pobres cegos iluminados pela luz da sua fé e seguindo o Senhor.

Fonte: Catholic