Evangelho do dia: De Jesus saía uma força que curava a todos

06/09/2011 - 0:00 - UCDB

Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB

O trecho do evangelho que hoje é proclamado em nossas comunidades católicas, tirado de Lucas 6,12-19, é muito significativo por dois motivos.

Em primeiro lugar, Jesus passa a noite em oração. Lucas faz questão de ressaltar que antes de fazer qualquer escolha, qualquer gesto, antes de pronunciar qualquer palavra, Jesus reza e se põe em comunhão com o Pai, procura discernir qual é a sua vontade, busca-a, deseja-a e pede forças para poder realizá-la a todo instante.

A oração guia Jesus na escolha dos doze discípulos que se tornarão posteriormente apóstolos. Eles o seguirão até o fim e serão o grupo ao qual transmitirá toda a sua doutrina.

Porém, há uma segunda razão pela qual o evangelho de hoje tem um significado especial. Depois da oração, Jesus age no meio do povo que O busca, que anseia por tocar nas suas vestes e que quer ser curado.

Assim, Ele ensina que a oração deverá ser o alimento espiritual dos discípulos e que a oração só terá sentido se for acompanhada pela prática da caridade, que consiste em cuidar dos doentes, ouvir os que estão desorientados, acolher os que se encontram à margem da vida e em se tornar irmão e solidário do ser humano em suas necessidades.

O poder de Jesus é grande e o povo tem consciência disso. Os milagres que realiza todos os dias atraem pessoas de toda a parte. São pessoas desejosas de poder se aproximar apenas o suficiente para sentir que “d’Ele saía uma força que curava a todos”.

É isso que as pessoas sentem: a presença do Espírito Santo que emana da sua pessoa, o poder divino que está n’Ele e que guia todas as suas ações.

É o que ainda hoje nós precisamos fazer: procurar Jesus na nossa oração. Ele está mais perto de nós do que nós imaginamos. Às vezes, pode acontecer que não percebamos que o seu poder está agindo na nossa vida.

Nas nossas orações, podemos pedir o que não é tão importante, mas Jesus continua nos dando aquilo que realmente importa e que nem sempre conseguimos ver: a vida, pessoas que nos ajudam, saúde, bênçãos que fazem com que nós nem esperávamos nos alcançam quando as esperanças parecem estar perdidas.

Deixemos, hoje, que Jesus toque em nossas vidas lá onde nós mais precisamos. Sintamos o seu poder curador, consolador, amigo, que nos traz a certeza de que podemos cruzar o limiar daquilo que é divino ao tocar no seu manto de amor.