10/12/2010 - 0:00 - UCDB
Fonte: Pró-Reitoria de Pastoral
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em UCDB
O evangelho de hoje, de Mateus 11,16-19, fala que as crianças fazem rir e chorar. Uma banda toca uma canção de alegria e outro conjunto entoa canções de lamento. Os expectadores e os ouvintes participam de um ou de outro show. Quando isso não acontece, é sinal de distância e de indiferença, ou de distração. Deus manda os seus sinais. Como reconhecê-los? Devemos prestar atenção aos mandamentos de Deus é o caminho para encontrar resposta e consistência, como indica o profeta Isaías.
O ritmo de Deus é discreto. Ele não se impõe com a clareza de um relâmpago, não repercute com a violência de uma rajada impetuosa de vento, mas se propõe com a sugestão de uma brisa suave. Deus se apresenta ao mundo através de sinais.
Pode acontecer que não O percebamos, porque estamos com a atenção voltada para outra coisa. Ou podemos não reconhecer a Sua maneira de nos falar, porque não estamos preparados para ouvi-Lo. Pode acontecer que, acostumados a esperar sempre uma outra coisa em relação à presente realidade, fiquemos lamentando acerca do sinal que nos é dado.
Como crianças caprichosas, se temos uma balinha queremos sorvete, sempre queremos o contrário daquilo que nos é dado. Assim desperdiçamos grande parte de nossas energias rejeitando a vida que nos foi dada, sonhando com algo diferente daquilo que temos que fazer. Reclamamos da chuva e depois do sol, da bonança e depois do vento, da ladeira e depois da descida.
No entanto, a realidade avança imperiosa, e Deus continua a percorrer o seu caminho em direção a nós. Entretanto, nós viramos o rosto. Não reconhecemos, sob o véu daquilo que acontece, o valor sacramental que leva a Cristo.
Uma grande passagem acontece quando reconhecemos que a realidade é nossa amiga e os fatos que acontecem são providenciais. Cada coisa, mesmo que se apresente para nós com a face do sofrimento e do cansaço, traz consigo uma possibilidade de bem e é caminho de salvação. Deus, encarnado em Jesus, tomou sobre si a vida humana, e a redimiu através de sua cruz e ressurreição, à qual nos pede, como amigos fiéis, de nos associar, certos da sua vitória.
A sabedoria é justificada pelas suas obras. Aceitando as circunstâncias da vida, não como contradição, mas como oportunidade, que nós possamos experimentar o poder do amor de Deus que vence todo mal.
Fonte: La Chiesa
Evento foi realizado de 15 a 20 de abril passando por Reggio Emília - Bassa Reggiana e Milão
Prova será on-line no dia 29 de junho